1
resposta

OPÇÃO C DO EXERCÍCIO "03 Ajustando uma reta"

Não entendi ...rsrs Alguém consegue esclarecer?

plot(popularidade_e_duracao$dias, popularidade_e_duracao$popularidade) lm(popularidade_e_duracao$popularidade ~ popularidade_e_duracao$dias) abline(138.34, 0.1998)*

"Correto! Essa versão faz os três passos separadamente. Aqui precisamos observar os valores que a modelagem da função lm retorna para então os especificarmos como parâmetros da função abline."

1 resposta

Olá Marcelo, tudo bem? Espero que sim!

Desculpe pela demora em retornar.

O exercício solicitou a construção de uma reta de ajuste para os dados através de 3 passos, sendo eles:

1 - plotar um gráfico de dispersão dos dados;

2 - produzir um modelo linear; e

3 - plotar esse modelo (reta) no gráfico de dispersão.

O primeiro passo pode ser feito através do código plot(popularidade_e_duracao$dias, popularidade_e_duracao$popularidade), que criará um gráfico de dispersão de pontos entre a variável dias e a variável popularidade.

Gráfico de dispersão entre a variável dias que se encontra no eixo x, e a variável popularidade que se encontra no eixo y. O eixo x varia de 0 a 400, enquanto o eixo y varia de 0 a 1500. Há uma concentração de pontos em valores baixos de dias e popularidade.

O segundo passo é construir um modelo linear com variável dependente popularidade e variável explicativa dias. O código para construção desse modelo pode ser feito usando lm(popularidade_e_duracao$popularidade ~ popularidade_e_duracao$dias).

Através desse modelo, podemos plotar uma reta usando o comando abline(). Podemos passar diretamente o modelo ou usar os coeficientes que são gerados para o intercepto (valor que intercepta o eixo y) e para a inclinação da reta. Ao escrevermos o código do modelo, podemos checar no output os coeficientes de 138.3402 e 0.1998 que correspondem ao intercepto e inclinação da reta, respectivamente.

Call:
lm(formula = popularidade_e_duracao$popularidade ~ popularidade_e_duracao$dias)

Coefficients:
                (Intercept)  popularidade_e_duracao$dias  
                   138.3402                       0.1998  

Portanto, o último código usado foi abline(138.34, 0.1998), que vai construir uma reta no gráfico de dispersão do tipo Y = 138.34 + 0.1998*dias

Espero que tenha tirado sua dúvida.

Estou à disposição. Bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software