Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Onde o Spark ainda ganha de Polars, DuckDB e SQL no DW?

Olá, pessoal!

Contexto rápido: sou analista de dados em operações logisticas e fabrica, trabalho no dia a dia com Python e BigQuery, e estou estudando Spark agora. Conforme avanço no treinamento, tento entender em que ponto ele realmente se paga. Queria a experiência prática em três pontos que pra mim deixa o Spark como uma ferramente muito nichada que pouquissimas pessoas no mundo usa e menos ainda deveria usar de verdade.

1 Qual é o ponto de virada real das ferramentas locais/unica-VM para Spark?

Primeiro não vejo ganho em usar Spark local, a regra antiga era "não cabe na RAM, usa Spark". Hoje, com Polars em modo lazy/streaming e DuckDB com spill em disco, dá pra ir bem longe numa máquina só.

Na prática de vocês, onde fica esse limite? É volume bruto, formato do dado (Parquet comprimido vs. CSV), tipo de operação ou o fator decisivo acaba sendo tolerância a falha? Penso num job de 6h que morre em 5:50 e obriga a recomeçar do zero, sinto que muitos de nos já sofremos algo assim.

2 Distribuído gerenciado por mim vs. distribuído gerenciado pelo DW

Boa parte da transformação pesada hoje pode ir para SQL no DW BigQuery, Snowflake, Databricks etc, que também são motores distribuídos. Então a escolha não me parece "distribuído vs. não distribuído", e sim "quem gerencia a distribuição".

Nesse recorte, o que ainda faz vocês trazerem a transformação para o Spark em vez de deixar no DW? Chuto ML distribuído, lógica que não cabe bem em SQL, ou custo quando o volume fica muito grande. Mas queria saber o que pesa de verdade no dia a dia, pois essas são coisas que fezemos pouqueissmas vezes.