1
resposta

Onde encontro mais informações sobre como formular hipóteses para a pesquisa?

Gostaria de mais informações e teoria sobre a formulação de hipóteses para a pesquisa.

1 resposta

Oi Keyle,

As hipóteses podem surgir de suposições ou dúvidas que você tem sobre um assunto.

No curso UX Research sobre criação de personas eu crio as hipóteses baseadas em dados qualitativos e coloco para elas já a possível as métricas para saber se aquela hipótese é verdadeira ou não.

Digamos que você tem uma hipótese de que a maioria das pessoas que usam o aplicativo de entrega de comida é maior a noite e nos finais de semana.

  • O que eu considero sendo noite e final de semana? Das 18h as 23h vou considerar como noite e final de semana vou considerar sexta a partir das 18h até domingo as 23h.
  • O que eu considero sendo a maioria das pessoas? 51% já é maioria ou eu preciso de um valor expressivo? No nosso exemplo, eu vou considerar 65% como maioria.

Então minha hipótese ficou:

  • 65% ou mais das pessoas que usam o aplicativo de entrega de comida é maior a noite (das 18h às 23h) e nos finais de semana (sexta-feira a partir das 18h até domingo as 23h

Baseado nisso, precisamos definir como saber se isso é verdade ou não, ou seja, o que precisamos medir para saber se isso é verdade?

  • No caso do aplicativo, precisamos medir durante um período de tempo quando os pedidos são feitos e observar quais são os horários de picos de pedidos.

Passado um tempo, é possível perceber que a partir de quarta a noite existe uma escalada nos pedidos, inclusive em outros horários que a noite. E que esse aumento chega em 86% no intervalo do final de semana que estamos considerando.

Então a nossa hipótese se confirma baseado nos resultados e sabemos que o aumento do uso é progressivo a partir de quarta-feira.

O exemplo ajudou a entender melhor sobre hipótese?

Tem esses artigos também sobre o assunto:

Eu posso ver artigos ou aplicação de hipóteses em pesquisas acadêmicas, mas não sei se foge da sua dúvida.

Abraços.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software