Gostaria de mais informações e teoria sobre a formulação de hipóteses para a pesquisa.
Gostaria de mais informações e teoria sobre a formulação de hipóteses para a pesquisa.
Oi Keyle,
As hipóteses podem surgir de suposições ou dúvidas que você tem sobre um assunto.
No curso UX Research sobre criação de personas eu crio as hipóteses baseadas em dados qualitativos e coloco para elas já a possível as métricas para saber se aquela hipótese é verdadeira ou não.
Digamos que você tem uma hipótese de que a maioria das pessoas que usam o aplicativo de entrega de comida é maior a noite e nos finais de semana.
Então minha hipótese ficou:
Baseado nisso, precisamos definir como saber se isso é verdade ou não, ou seja, o que precisamos medir para saber se isso é verdade?
Passado um tempo, é possível perceber que a partir de quarta a noite existe uma escalada nos pedidos, inclusive em outros horários que a noite. E que esse aumento chega em 86% no intervalo do final de semana que estamos considerando.
Então a nossa hipótese se confirma baseado nos resultados e sabemos que o aumento do uso é progressivo a partir de quarta-feira.
O exemplo ajudou a entender melhor sobre hipótese?
Tem esses artigos também sobre o assunto:
Eu posso ver artigos ou aplicação de hipóteses em pesquisas acadêmicas, mas não sei se foge da sua dúvida.
Abraços.