Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Ocultando códigos no Google COLAB

Estou realizando um trabalho de Iniciação Científica na qual me foi solicitado plotar um gráfico com um conjunto de dados. Tenho o código pronto, funcionando perfeitamente e agora devo disponibilizá-lo num Notebook do Colabolatory para que o professor possa usar esse código em suas aulas com seus alunos. Todavia, ele quer saber se é possível "esconder" esse código, de modo com que o usuário não tenha acesso à ele, somente ao gráfico do output.

Segue o link do Notebook com dois códigos abertos, na qual o usuário pode fazer alterações. https://colab.research.google.com/drive/1ghbslivEHbtkMbLGFPXsELVSQ4Uf-zCy#scrollTo=ggzaEcs8qSS3

O código "oculto" seria o da ILT, que não está no Notebook ainda. É possível realizar essa tarefa de "esconder" um código no COLAB e mesmo assim ter acesso à ele?

1 resposta
solução!

Olá Guilherme,

Primeiro eu amei o assunto da sua Iniciação científica, me lembrou de várias aulas de cálculo de probabilidade. Sobre a sua dúvida, é possível esconder o código no google colab e mostrar apenas o gráfico do output através da funcionalidade "formulário".

Acompanhe:

1) Primeiro passe o mouse na célula de código que você deseja ocultar, logo após isso aparecerá um menu com algumas opções no canto superior direito da célula. Clique nos três pontinhos no canto superior direito. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2) Ao clicar nos três pontinhos, clique na última opção "Adicionar um formulário"

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3) Depois será aberto a funcionalidade de formulário, repare que ele deixa um texto "Texto de título padrão", vamos editar clicando no ícone de lápis no canto superior direito.

 

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

4) Ao clicar no ícone de lápis, será aberto um menu para editar atributos do formulário. Aqui você pode apagar o título gerado e apertar em Salvar

 

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

5) Finalmente, para ocultar o código, volte no menu dos três pontinhos, clique em Formulário e vá em "ocultar código"

 

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

6) Pronto! Agora aparece apenas o gráfico gerado no output. Perceba que essa solução não tira o acesso ao código e para mostrar o código basta clicar em "Mostrar código".

 

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Espero ter ajudado!

Bons estudos : )

Agraços.