Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Objetivo da Autocorrelação

Olá, pessoal!

Eu já conhecia a correlação de Person, porém nunca havia tido contato com a Autocorrelação. No vídeo, porém, o instrutor passa muito rápida sobre o assunto e eu, mesmo pesquisando fora da Alura sobre o assunto, tive dificuldade em entender o real objetivo de realizar a autocorrelação.

O objetivo dessa autocorrelação é apenas entender se os dados estão se comportando de forma aleatória? Ou existe outro objetivo com essa análise?

Eu vi que pode ser usada para realizar previsões, mas fiquei na dúvida de como isso pode ser feito.

Desde já agradeço pela ajuda!

1 resposta
solução!

Oi Gabriel, tudo bem?

A ideia por trás da autocorrelação é entender como os valores presentes de uma sequência temporal se conectam com os valores anteriores dessa mesma sequência.

O que quer dizer? buscamos saber se o que aconteceu no passado tem impacto no presente. Isso ganha destaque em conjuntos de dados temporais, onde a ordem dos acontecimentos é relevante.

Na nossa aula, utilizamos a autocorrelação para investigar se as vendas realizadas em uma determinada semana têm alguma ligação com as vendas da semana que a antecedeu. O conceito de autocorrelação é medido em uma escala que vai de -1 a 1. Quando nos aproximamos de 1, isso sinaliza uma conexão positiva robusta, sugerindo que, se houver um aumento nas vendas em uma semana, é provável que ocorra também na semana subsequente. Por outro lado, valores perto de -1 indicam uma relação negativa forte, sugerindo que um aumento em uma semana poderia levar a uma queda na próxima. Um valor perto de 0 aponta para uma relação mais tênue ou ausente entre os períodos.

E, a autocorrelação nos ajuda a determinar se uma sequência temporal tem comportamento aleatório. Se tudo for imprevisível, a autocorrelação tenderá a ser próxima de zero para todos os intervalos. Se isso não acontecer, sugere que é possível fazer previsões com base nos dados anteriores.

E quando estamos pensando em projeções futuras, a autocorrelação se torna uma ferramenta valiosa. Se observarmos que as vendas de uma semana têm uma ligação clara com as vendas da semana anterior, esse insight nos dá uma pista sobre como as vendas podem se comportar adiante.

Espero que isso ajude a esclarecer o conceito de autocorrelação para você.

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software