1
resposta

O valor da gorjeta não é proporcional ao da conta?

Assim como no tópico levantado pelo Rosberg, me pareceu um pouco estranho afirmar com tanta certeza de que o valor da gorjeta não é proporcional ao valor da conta.

Sou Estatístico por isso sempre tenho um cuidado maior em afirmar essas tendências com muita certeza.

Creio que dificilmente um modelo de regressão linear nesse caso, teria o coeficiente de inclinação da reta significativo por exemplo. Ou mesmo que fosse significativo, seria muito próximo do 0, mostrando uma tendência muito pequena.

Olhando pela gráfico(sem considerar aquele outlier de 0.7), também não vejo uma clara tendência dos dados, talvez uma leve diminuição da proporcionalidade, conforme aumenta-se o valor da conta, mas nada muito significativo.

Mas enfim apenas uma opinião, acho o debate desse tema interessante.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá Gustavo, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno

A análise feita na aula se baseia na visualização do gráfico de dispersão gerado com a biblioteca. Neste gráfico, o eixo x representa o valor da conta e o eixo y a porcentagem da gorjeta em relação ao valor da conta. A partir dessa visualização, foi feita a afirmação de que o valor da gorjeta não é proporcional ao valor da conta, pois apesar de o valor da gorjeta aumentar com o valor da conta, a proporção (ou porcentagem) dessa gorjeta em relação ao valor da conta parece diminuir.

Acredito que uma análise mais aprofundada poderia ser feita para confirmar essa tendência, como a aplicação de um modelo de regressão linear, como você mencionou. O coeficiente de inclinação da reta poderia fornecer uma indicação mais precisa da relação entre essas duas variáveis, são pontos para se repensar graças a essas linhas de pensamento obtido no tópico, muito bem!

Agradecemos o seu feedback e suas menções, seu texto é muito enriquecedor e traz uma perspectiva quem conhece o tema, e isso nos ajuda a melhorar a experiência entregue e como pode ser melhor feito a abordagem do assunto.

Um grande abraço e até mais!

Bons estudos!

Sucesso

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software