Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

O que priorizar em um pequeno projeto?

Suponha que um determinado cliente solicitou o desenvolvimento de um sistema básico para emissão de NFe.

Para esse cliente o que agrega valor é a nota fiscal lançada e pronta para ser enviada à Sefaz.

Como fica o Backlog do Produto, visto que, para emitir uma nota nós temos que ter os produtos, o cliente, os impostos, cálculo do frete, entre outros detalhes.

Em uma situação como essa eu colocaria no backlog a sequência: cadastro de produtos, cadastro de clientes, Cadastro de operações (CFOP), etc.. E só por último a emissão da nota.

Qual a sugestão para esse problema?

4 respostas

Sim no backlog você como PO tem que por tudo que acha importante para o projeto e a prioridade de cada item. Não existe problema aqui, é assim que fazemos no Scrum. Eu mesmo faço assim no trabalho.

Ponho um monte de coisa que parece que não agrega valor ao produto pra no final chegar no produto bonitinho que quero entregar.

Esse é um dilema bem comum na hora de tratar o backlog do produto. De fato, acredito eu, que os cadastros envolvidos na emissão da nota fiscal não agregam valor para o cliente e sim a emissão da nota em si, correto? Entretanto para que a nota fiscal seja emitida é diretamente dependente desses cadastros.

Uma estratégia que você pode abordar para tentar dar valor agregado o mais rápido possível ao cliente é tentar diminuir os esforços nas funcionalidade que não resultem nesse valor, mesmo que elas tenham dependência direta com a entrega que realmente é valiosa para o cliente.

Por exemplo, na primeira sprint você pode priorizar toda estrutura de banco de dados em relação aos cadastros e mocar os dados relacionados a esses cadastros. Dessa maneira ainda nessa primeira sprint a equipe pode focar já na construção da emissão da nota.

Dessa maneira você entregará o maior valor ao cliente logo na primeira sprint, que é de fato a emissão da nota fiscal, tendo toda a estrutura básica pronta e com os dados do cliente já em base, para que ele já possa começar a usar a funcionalidade. Nas sprints subsequentes você pode focar na criação em si do back-end e front-end em relação as telas de cadastro para que o cliente possa controlar o CRUD (Criação, Visualização, Atualização e Exclusão) sem dependência de alguém técnico em banco de dados.

Acredito que esse é o trabalho de priorização que deve ser feito pelo P.O. Jogar loga nas primeiras sprints as funcionalidades mais valiosas para o cliente e buscar alternativas para que as dependências menos valiosas não impacte essas entregas e possam ser feitas depois.

solução!

Bom dia Osmar, tudo bem?

Sua dúvida foi esclarecida?

Conta pra gente :)

Boa noite a todos. Entendi a bem a solução do Luiz, mas acredito que no final tenho que entregar o sistema por completo, como mencionado pelo André, já que se trata de apenas uma funcionalidade, que é a emissão da nota. Obrigado pela ajuda.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software