Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

o lugar do Lucas

Eu já passei por diversos cargos que me desmotivaram bastante, já trabalhei em ritmos de entrega e virando noite no trabalho em startup e agencia de publicidade, mas tinha uma coisa que me motivava muito como programador.

Eu costumo olhar para um lugar que em deixe tranquilo. Trabalhar nesse ritmo acelerado é igual acontece com máquinas que trabalham a 100% sem pausas, vc só vai pifar e isso vai deixar sequelas, Burnout não é brincadeira.

Eu amo ver a coisa funcionando, eu amo otimizar meu dia a dia e saber que aquele código ou automação que eu fiz me salva segundos de uma tarefa, as vezes minutos e eu ganho tempo pra me divertir estudando um idioma.

Por outro lado, tem uma coisa que me Desmotiva... Já trabalhei em big tech, e criei um framework para otimizar a vida dos builders(programadores html) do projeto, e ainda por cima recebi um email que dizia: "O seu projeto economizou 8 milhões de dolares este ano para a empresa", eu fui reconhecido na reunião do time ao vivo frente a todos, mas o que eu recebi? um jogo com 3 canetas e uma plaquinha. Resultado estou em outra empresa, e já pensando em mudar, pois a situação se repetiu, só mudou a cifra.

Como trabalhador eu preferia um aumento no meu salário, um cargo novo, um workload menor, uma pós, um MBA, algo que agregue a qualidade de vida. Eu tenho claro que pra mim eu amo otimizar, criar automações que otimizem meu tempo, independente da minha função, e ser reconhecido por isso.

1 resposta
solução!

Olá, Ricardo =)

Entendo perfeitamente suas frustrações e desmotivações. Você claramente é uma pessoa dedicada e apaixonada pelo que faz, e isso é incrível!

Se eu estivesse no lugar do Lucas, a primeira coisa que faria seria identificar o que me desmotiva, assim como você fez. Isso é fundamental para entender o que precisa ser mudado. No seu caso, você mencionou a falta de reconhecimento adequado pelo seu trabalho duro e contribuições significativas.

Em seguida, eu procuraria maneiras de comunicar essas frustrações à minha liderança. Isso pode ser feito através de uma conversa honesta e aberta, ou até mesmo através de uma reunião formal de feedback. É importante expressar suas expectativas e desejos de maneira clara e direta. Por exemplo, você pode dizer algo como: "Eu realmente aprecio o reconhecimento pelo meu trabalho, mas sinto que um aumento salarial, um novo cargo ou até mesmo oportunidades de aprendizado, como uma pós-graduação ou um MBA, seriam mais significativos para mim."

Além disso, eu também consideraria buscar oportunidades fora da empresa atual. Se você sente que suas necessidades e desejos não estão sendo atendidos, pode ser que exista uma empresa lá fora que valorize mais suas habilidades e contribuições.

Por fim, lembre-se sempre de cuidar de si mesmo. Como você mencionou, o burnout não é brincadeira. Portanto, certifique-se de fazer pausas, descansar e fazer coisas que você gosta fora do trabalho.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.