Eu já passei por diversos cargos que me desmotivaram bastante, já trabalhei em ritmos de entrega e virando noite no trabalho em startup e agencia de publicidade, mas tinha uma coisa que me motivava muito como programador.
Eu costumo olhar para um lugar que em deixe tranquilo. Trabalhar nesse ritmo acelerado é igual acontece com máquinas que trabalham a 100% sem pausas, vc só vai pifar e isso vai deixar sequelas, Burnout não é brincadeira.
Eu amo ver a coisa funcionando, eu amo otimizar meu dia a dia e saber que aquele código ou automação que eu fiz me salva segundos de uma tarefa, as vezes minutos e eu ganho tempo pra me divertir estudando um idioma.
Por outro lado, tem uma coisa que me Desmotiva... Já trabalhei em big tech, e criei um framework para otimizar a vida dos builders(programadores html) do projeto, e ainda por cima recebi um email que dizia: "O seu projeto economizou 8 milhões de dolares este ano para a empresa", eu fui reconhecido na reunião do time ao vivo frente a todos, mas o que eu recebi? um jogo com 3 canetas e uma plaquinha. Resultado estou em outra empresa, e já pensando em mudar, pois a situação se repetiu, só mudou a cifra.
Como trabalhador eu preferia um aumento no meu salário, um cargo novo, um workload menor, uma pós, um MBA, algo que agregue a qualidade de vida. Eu tenho claro que pra mim eu amo otimizar, criar automações que otimizem meu tempo, independente da minha função, e ser reconhecido por isso.