Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

O 'J' e o pavão

Olá Felipe, foi interessante acompanhar o processo de criação, com todas as suas indas e vindas, retornos, atalhos, desvios etc. O desafio de fazer desse processo algo sistemático e compreensível foi parcialmente atingido, no entanto, uma questão me ocorreu. o 'J' foi inicialmente avaliado pela similaridade com o Pavão (multiestabilidade), no entanto, a partir do momento que foi girado para ficar mais equilibrado (acertadamente na minha percepção), deixou de ser um 'J' e passou a se parecer mais com um 'S'. A forma ficou bem mais interessante com esse pequeno giro, no entanto, a partir daí, não era mais um 'J', a multiestabilidade foi abandonada em favor de um ícone melhor resolvido. No final das contas não tem importância, pois o trabalho tipográfico está resolvido sem a figura, no entanto, como a Gestalt é uma teoria da psicologia da percepção visual, não seria interessante, entre as etapas de desenvolvimento, acrescentar uma parte para a apresentação dos resultados, dos caminhos, a outras pessoas para podermos contar com um olhar não viciado em nossas próprias racionalizações? Apenas para verificar se ao tomarmos um atalho ou desvio ainda estamos na rota certa... abs

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
2 respostas
solução!

Fala, Daniel

Tudo bem?

Obrigado pela sua observação tão pontual! Realmente, você tem razão quanto ao "abandono" da Gestalt e nem tinha me ocorrido chamar atenção a isso. Sua sugestão é bem pertinente e vou incluir um Para Saber Mais sobre essa ponderação de até onde devemos ir em nome de uma rigidez teórica, enquanto que a maior preocupação é (ou pelo menos deveria ser, na minha opinião) com um trabalho bem acabado, que funcione visualmente, atenda ao cliente e respeite os conceitos sobre o qual se ergue.

Abraços!

Oi Felipe, Você até ampliou o escopo da observação, de qualquer modo, acho pertinente chamar a atenção para a 'não-linearidade' do processo de criação e desenvolvimento. Para um projeto bem fundamentado é necessário reconhecer o que mudamos no caminho. AS leis da Gestalt seriam as referências 'fixas' que usamos na navegação. Mas o caminho pode ser cheio de contornos e atalhos (para insistir na imagem, rs). Agradeço a consideração generosa. abs