Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

O 'J' e o pavão

Olá Felipe, foi interessante acompanhar o processo de criação, com todas as suas indas e vindas, retornos, atalhos, desvios etc. O desafio de fazer desse processo algo sistemático e compreensível foi parcialmente atingido, no entanto, uma questão me ocorreu. o 'J' foi inicialmente avaliado pela similaridade com o Pavão (multiestabilidade), no entanto, a partir do momento que foi girado para ficar mais equilibrado (acertadamente na minha percepção), deixou de ser um 'J' e passou a se parecer mais com um 'S'. A forma ficou bem mais interessante com esse pequeno giro, no entanto, a partir daí, não era mais um 'J', a multiestabilidade foi abandonada em favor de um ícone melhor resolvido. No final das contas não tem importância, pois o trabalho tipográfico está resolvido sem a figura, no entanto, como a Gestalt é uma teoria da psicologia da percepção visual, não seria interessante, entre as etapas de desenvolvimento, acrescentar uma parte para a apresentação dos resultados, dos caminhos, a outras pessoas para podermos contar com um olhar não viciado em nossas próprias racionalizações? Apenas para verificar se ao tomarmos um atalho ou desvio ainda estamos na rota certa... abs

2 respostas
solução!

Fala, Daniel

Tudo bem?

Obrigado pela sua observação tão pontual! Realmente, você tem razão quanto ao "abandono" da Gestalt e nem tinha me ocorrido chamar atenção a isso. Sua sugestão é bem pertinente e vou incluir um Para Saber Mais sobre essa ponderação de até onde devemos ir em nome de uma rigidez teórica, enquanto que a maior preocupação é (ou pelo menos deveria ser, na minha opinião) com um trabalho bem acabado, que funcione visualmente, atenda ao cliente e respeite os conceitos sobre o qual se ergue.

Abraços!

Oi Felipe, Você até ampliou o escopo da observação, de qualquer modo, acho pertinente chamar a atenção para a 'não-linearidade' do processo de criação e desenvolvimento. Para um projeto bem fundamentado é necessário reconhecer o que mudamos no caminho. AS leis da Gestalt seriam as referências 'fixas' que usamos na navegação. Mas o caminho pode ser cheio de contornos e atalhos (para insistir na imagem, rs). Agradeço a consideração generosa. abs

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software