As empresas devem sempre ouvir e reagir às necessidades de seus melhores clientes;
Quando pensamos em centralidade no cliente, as empresas tendem a tracionar suas entregas buscando atender a necessidade do cliente no curto e médio prazo. Embora essas ideias possam ser utilizadas dentro de um contexto de inovação incremental e/ou sustentável, dificilmente a mesma gerará uma inovação disruptiva. Pois, o conceito da inovação disruptiva é transformar o status quo, seja abrindo novos mercados e/ou transformando-o. Enquanto a centralidade no cliente, trás um viés mais imediatista de curto e médio prazo.As empresas devem focar seus investimentos nas inovações que prometem maiores retornos.
A dificildade que se tem nesse ponto, é a tangibilização do ROI. Quando falamos em investimentos incrementais e sustentáveis de curto/médio prazo, conseguimos aferir melhor o ROI dessas iniciativas, pois não estamos transformando o produto, estamos evoluindo um produto já existente.
Entretanto, quando encaramos uma inovação disruptiva, os efeitos de tangiibilizar esse ROI tendem a ser mais dificeis, pois esse tipo de inovação tende a criar novos produtos e mercados, logo é dificil aferir aquilo que ainda não existe.