1
resposta

O comando dados = pd.read_csv('dados.csv') não encontra o arquivo dados.csv

O arquivo dados.csv aparece listado ao lado, dado que eu fiz o upload dele.

FileNotFoundError Traceback (most recent call last)

in <cell line: 0>() ----> 1 dados = pd.read_csv('dados.csv')

4 frames

/usr/local/lib/python3.11/dist-packages/pandas/io/common.py in get_handle(path_or_buf, mode, encoding, compression, memory_map, is_text, errors, storage_options) 871 if ioargs.encoding and "b" not in ioargs.mode: 872 # Encoding --> 873 handle = open( 874 handle, 875 ioargs.mode,

FileNotFoundError: [Errno 2] No such file or directory: 'dados.csv'

Outro bug impediu que eu carregasse a mesma versão utilizada pelo professor, bem na parte de preparação para iniciar o curso propriamente dito. Não sei se o problema é alguma diferença de versão. Alguém poderia me ajudar? Obrigada

1 resposta

O erro FileNotFoundError: [Errno 2] No such file or directory: 'dados.csv' indica que o Python não está encontrando o arquivo dados.csv. Isso pode acontecer por vários motivos:

Soluções possíveis: Verifique se o arquivo está no diretório correto

Rode o comando abaixo para listar os arquivos no diretório atual e verificar se dados.csv está presente:

import os print(os.listdir()) Se o arquivo não estiver listado, talvez ele esteja em outro diretório. Especifique o caminho completo do arquivo Se o arquivo estiver em outra pasta, tente usar o caminho absoluto. Por exemplo:

dados = pd.read_csv('/caminho/para/o/arquivo/dados.csv') Para descobrir o caminho do arquivo, você pode:

No Windows, segurar Shift + clique com o botão direito no arquivo e selecionar "Copiar como caminho". No Mac/Linux, arrastar o arquivo para o terminal para ver o caminho completo. Verifique se o arquivo foi carregado corretamente

Se você está rodando o código em um ambiente online (como Google Colab ou Jupyter Notebook), pode ser que o upload do arquivo não tenha sido concluído.

No Google Colab, tente fazer o upload novamente:

from google.colab import files uploaded = files.upload() Verifique se há erro de digitação no nome do arquivo Certifique-se de que o nome do arquivo está correto (dados.csv) e sem espaços ou caracteres invisíveis. Você pode listar os arquivos no diretório para verificar:

import os print(os.listdir()) Verifique a versão do Pandas Se o erro persistir, tente verificar a versão do Pandas com:

import pandas as pd print(pd.version) Se a versão estiver desatualizada, você pode atualizá-la com:

pip install --upgrade pandas