5
respostas

O cliente está preparado para entregas parciais?

Olá, minha dúvida: alguns clientes não estão preparados para entregas parciais e às vezes, reclamam demais, esquecendo tudo o que foi combinado na proposta ou nas reuniões. O que fazer nesta situação? Ex. Um cliente me pediu a entrega parcial de um relatório de análise de água, faltavam alguns parâmetros que ainda estavam dentro do prazo. Depois que enviei o laudo parcial, ficou lingando o dia inteiro para saber quando os outros dois resultados estariam prontos, sendo que eu havia esclarecido que ainda tínhamos 5 dias úteis para encerrar tal ensaio. Agora está muito irado, porque não tem os outros dois resultados.... O que fazer?

5 respostas

Olá Belinda.

Tudo bom?

Eu entendo que o cliente está assumindo uma posição incorreta e que possivelmente essa atitude atrapalhará o desenvolvimento do seu trabalho. Na minha opinião, caso você tenha alguma figura parecida como o Scrum Master, é acioná-lo para tentar resolver isto caso a equipe como um todo não consiga resolver esse tipo de interferência do cliente que não respeita o combinado nem os prazos.

A equipe ou uma pessoa deve abrir um espaço de comunicação para propor uma maneira mais eficaz de vocês entregarem os produtos sendo todos os acordos respeitados e os feedbacks entrarem no momento adequado. Se você trabalha com Ágil, parece-me que esse cliente em específico não o entende e se dispõe a algo muito parecido com microgerenciamento.

Bons estudos.

E abraços.

A entrega de um valor rapidamente, não compromente um resultado final inacabado ? Ou seja, não bem definido

Belinda, na empresa que eu trabalhava tudo era documentado. Desde a proposta comercial, até as entregas, que ocorriam de maneira faseada. A empresa que eu trabalhava adotada a metodologia Agile em alguns aspectos e a Waterfall em outros, de modo que no caso das entregas final e faseadas havia sempre uma documentação, sendo tudo que era solicitado e todos os combinados registados em ata. Ainda assim haviam clientes que não ficavam satisfeitos, de modo que em muitos casos havia certa flexibilidade por parte da minha antiga empresa.

Clientes que não entendam ou insatisfeitos acontecem, faz parte; mas descontrato não. Tudo é documentado, nem que seja primeiramente uma reunião e depois, aditivos referentes ao feedbacks dos processos, entregando mais valor e tendo o feedback do cliente e a documentar para oficializar a pratica.

Concordo com a Vanessa, desde o começo deixar claro os prazos e ser firme na sua palavra, que será entregue prévias, mas o projeto final será entregue na data X. É bom deixar tudo documentado para evitar problemas de comunicação.