Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Número de rows do db.csv

Quando o professor usa o seguinte código:

import pandas as pd
pd.set_option('display.max_rows', 1000)

O Colab mostra todas as linhas do db.csv como é mostrado na aula. No entanto, logo em seguida o professor comenta o trecho de aparecer 1000 rows para que, ao chamar o dataset novamente, ele fique com o nr. reduzido de linhas mais uma vez. No meu caso, ele não reduziu, e continuou com as 258 linhas. Retirei o trecho, comentei, descomentei, e nada (sempre dando o shift+enter nessa célula e na que eu chamo o dataset). Ele só voltou a apresentar somente 10 rows quando eu mesmo settei o número com o mesmo trecho de código, da seguinte maneira:

import pandas as pd
pd.set_option('display.max_rows', 10)

Gostaria de saber se isso é uma característica da versão atual do Colab ou Python, visto que o curso foi feito em 2019, ou se tem algo de errado que fiz.

1 resposta
solução!

Oi Bruno! Tudo tranquilo?

Na verdade, se você observar bem no minuto 5:50 da aula, você vai perceber que, para que o pandas voltasse a apresentar apenas as 10 linhas do dataframe, o professor, assim como você, utilizou o comando:

pd.set_option('display.max_rows', 10)

E, só após rodar novamente essa célula e a célula onde é mostrado o dataframe, que voltaram a aparecer apenas 10 linhas.

A partir do momento que você executa a célula contendo o comando pd.set_option('display.max_rows', 1000) para especificar a quantidade de linhas dos seus dataframes que você deseja que sejam apresentadas, essa configuração valerá para qualquer dataframe que estiver no seu notebook. E, apenas comentar ela, não irá adiantar, uma vez que você já setou aquela configuração, portanto, para mudá-la é necessário especificar outro valor, conforme fazemos em pd.set_option('display.max_rows', 10).

De todo modo, para voltarmos a configuração inicial padrão do pandas, de apresentar 10 linhas, sem a necessidade do comando de pd.set_option('display.max_rows', 10), o que você pode fazer é comentar a linha de código onde esse comando é realizado e, em seguida reiniciar seu ambiente de execução e executar novamente todo seu código. Você pode fazer isso seguindo o caminho: Ambiente de execução > Reiniciar e executar tudo

Reiniciando o ambiente de execução do google colab seguindo o caminho ensinado anteriormente

Assim, você irá reiniciar seu notebook e executar todas as células novamente. Portanto, a configuração das linhas que foi anteriormente especificada, não será mais aplicada, uma vez que agora esse método encontra-se comentado.

Espero ter ajudado. Me coloco à disposição para ajudar, caso tenha outras dúvidas :)

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software