6
respostas

No BI onde guardar dados que não são das dimensões nem dos indicadores

Olá, gostaria de saber em um Datawarehouse de um BI, onde guardo os dados que não são nem de uma dimensão nem de um indicador. Exemplo:

Tenho as tabelas de dimensão "Região" e "Modelo de Veiculo" e a tabela fato "Vendas", na tabela fato armazenei o valor total da nota fiscal para usar como um indicador (total de vendas por Região e Modelo de Veiculo), agora quero saber onde armazeno outros dados da nota fiscal como "numero" "serie" pera poder fazer uma conferencia do valor ?

Obrigado.

6 respostas

Olá Douglas! Nesse caso, acho que esses dados não estão apenas soltos, note que esses dados estão relacionados a notas fiscais, então não seria o caso de você criar uma outra tabela de fato para esses dados, como numero e serie e outros referentes a nota fiscal, note que num banco de dados já armazenaríamos esses dados em uma tabela separada "notas fiscais", então você deve avaliar a possibilidade de criar uma nova tabela de fato pra notas fiscais.

Eu posso criar uma referência entre dois fatos ?

Nesse caso, a melhor alternativa seria criar uma dimensão vendas e a fato notas fiscais estará relacionada com essa nova dimensão vendas.

Espero ter ajudado!

então eu teria uma tabela dimensão vendas e também uma tabela fato vendas ?

Nesse caso não, você teria apenas a dimensão vendas e a tabela de fato notas fiscais!

Essas informações sao operacionais. Na minha visão devem ser armazenados em tabelas tradicionais de banco. Talvez com uma ligação FK com a tabela fato.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software