Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
10
respostas

navegador de internet na VM Linux Ubuntu

Pessoal, bom dia. Me desculpem o desconhecimento sobre o assunto: instalei a VM Linux Ubuntu, da forma como o professor descreveu. De que forma eu posso ter acesso à internet na VM? Creio que precisarei de um navegador para isso. Como faço? Poderiam publicar um passo a passo? Grato

10 respostas

Oii, Alberto! Boa tarde. Tudo bem?

Antes de tudo, é importante que a sua VM esteja configurada para usar uma conexão de rede em modo bridge (ponte). Isso permitirá que a VM compartilhe a mesma rede física que o seu computador hospedeiro. Dessa forma, você poderá acessar a internet na VM da mesma forma que no seu computador, tá bem?

A depender da versão que você instalou do Ubuntu, é capaz que ele venha com o Mozilla Firefox instalado. Então pra navegar na internet é só usar esse browser. :)

Se outra dúvida surgir, estamos disponíveis.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Boa tarde, Maria Isabel, muito obrigado pelas informações. A versão que instalei foi UBUNTU_SERVER_22.04.3_LTS(conforme o vídeo do professor). A placa de rede foi configurada em modo bridge (conforme o vídeo do professor). Mas ainda tenho uma dúvida sobre como executar o navegador no Linux, pois estou utilizando linhas de comando no terminal.UBUNTU_SERVER_22.04.3_LTSPLACA_EM_MODO_BRIGE

Boa tarde, Alberto, tudo bem?

Antes de tudo, desculpe pela demora.

Entendi. De fato essa versão é com a CLI.

Pra baixar o Firefox, você pode usar este comando:

$ sudo apt install firefox

E para atualizar, este:

$ sudo apt install firefox

Para abrir o navegador, você poder usar o comando firefox - puro, mesmo.

Se você quiser acessar um site, use o firefox url.com e troque o "url.com" para o site que você quer acessar.

Espero que isso ajude. =)

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Bom dia Maria Isabel Teixeira, obrigadíssimo + 1 X pela passagem de conhecimento e pró atividade. Na versão com a CLI, Firefox foi baixado (conforme abaixo): Serão instalados os seguintes NOVOS pacotesuser_alberto@servidorubuntu:$ sudo apt install firefox [sudo] password for user_alberto: A ler as listas de pacotes... Pronto A construir árvore de dependências... Pronto A ler a informação de estado... Pronto Serão instalados os seguintes NOVOS pacotes: firefox 0 pacotes actualizados, 1 pacotes novos instalados, 0 a remover e 98 não actualizados. É necessário obter 72,3 kB de arquivos. Após esta operação, serão utilizados 261 kB adicionais de espaço em disco. Obter:1 http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu jammy/main amd64 firefox amd64 1:1snap1 0ubuntu2 [72,3 Obtidos 72,3 kB em 0s (182 kB/s) A pré configurar os pacotes... A seleccionar pacote anteriormente não seleccionado firefox. (A ler a base de dados ... 115978 ficheiros e directórios actualmente instalados.) A preparar para desempacotar .../firefox_1%3a1snap1 0ubuntu2_amd64.deb ... => Installing the firef ox snap ==> Checking connectivity with the snap store ==> Installing the firefox snap firefox 120.0.1 1 from Mozilla✓ installed => Snap installation complete A descompactar firefox (1:1snap1 0ubuntu2) ... A instalar firefox (1:1snap1 0ubuntu2) ... update alternatives: a usar /usr/bin/firefox para disponibilizar /usr/bin/gnome www browser (gnome www browser) em modo auto update alternatives: a usar /usr/bin/firefox para disponibilizar /usr/bin/x www browser (x www browser) em modo auto Scanning proce sses... Scanning linux images... Running kernel seems to be up to date. No services need to be restarted. No containers need to be restarted. No user sessions are running outdated binaries. No VM guests are running outdated hypervisor (qemu) binaries on this host. user_alberto@servidorubuntu :$

Na versão com a CLI, Firefox foi atualizado(conforme abaixo): firefox is already the newest version (1:1snap1
0ubuntu2).

user_alberto@servidorubuntu:~$ sudo apt install firefox [sudo] password for user_alberto: A ler as listas de pacotes... Pronto A construir árvore de dependências... Pronto A ler a informação de estado... Pronto firefox is already the newest version (1:1snap1 0ubuntu2). 0 pacotes actualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a remover e 98 não actualizados. user_alberto@servidorubuntu

Porém, quando tentei abrir o navegador Firefox, devolveu esta mensagem (abaixo), que, pelo que entendi, deve faltar alguma configuração adicional: /usr/bin/firefox: 12: xdg settings: not found Error: no DISPLAY environment variable specified

Error: no DISPLAY environment variable specified

Opa, td bem? espero que sim!

Esse erro está associado ao fato de que o Ubuntu server não possui uma interface gráfica, e o Firefox depende de uma interface gráfica para ser executado.

o erro: "no DISPLAY environment variable specified" pode ser traduzido da seguinte maneira: "nenhuma variável de ambiente DISPLAY especificada".

Assim há três soluções possíveis (que eu conheço):

  • instalar o ubuntu com interface gráfica;
  • instalar uma interface gráfica no ubuntu server;
  • utilizar o firefox no modo "headless" (sem a necessidadde de uma interface)

Eu não tenho conhecimento sobre como utilizar o firefox "headless", pois nunca vi a necessidade de utilizar, e ele geralmente é utilizado em automações e testes, mas o comando básico para executar ele, segundo oq eu pesquisei, é:

firefox --headless --url SUA_URL_AQUI

Lembre-se de que essa funcionalidade pode variar dependendo da versão específica do Firefox que você está usando.

Vc pode me passar seu objetivo em utilizar um navegador web no Linux Server? talvez há outras soluções para resolver seu problema de maneira mais prática.

Espero ter ajudado!

Boa tarde, Leonardo Gonçalves Pessini, obrigadíssimo pela passagem de conhecimento e pró atividade. Esclarecendo sobre "objetivo em utilizar um navegador web no Linux Server": no meu trabalho hoje existe um software que roda como serviço atendendo requisições na WEB, para o sistema operacional Windows. Para isso, ele utiliza a** libcurl**. Minha missão é fazer com que este software rode também no sistema operacional Linux. A escolha do curso de Linux Onboarding, se deve ao fato de eu ser um iniciante em Linux, ou seja, começar "do zero". Já consegui evoluir em minha tarefa, utilizando o compilador gcc e libcurl (inclusive usando um programa abaixo que baixa a página "http://www.cnn.com/"). Agora, eu gostaria de evoluir em minha missão, para conseguir visualizar a página baixada e, pelo que entendi, eu devo procurar o tema que ensina como instalar ubuntu com interface gráfica. Diante disso, vou procurar qual ponto do curso em que é ensinado como instalar ubuntu com interface gráfica. Assim sendo, conseguirei evoluir programando em C, atendimento de requisições na Web Server utilizando o Json. Mais uma vez, MUITO OBRIGADO pela ajuda, Leonardo. Este é o programa que me referi: #include <stdio.h> #include <curl/curl.h>

int main(void) { CURL *curl; CURLcode res;

curl = curl_easy_init();
if(curl){
    curl_easy_setopt(curl, CURLOPT_URL, "http://www.cnn.com/");
    res = curl_easy_perform(curl);
    /* always cleanup */
    curl_easy_cleanup(curl);
}

return 0;

}

Por favor, pode me ajudar a encontrar o ponto em que o professor ensina como instalar Ubuntu com interface gráfica? Pesquisei por esta string , mas não consegui encontrar. Me desculpe por isso.

Para fazer o download é só entrar no site oficial na aba de downloads: https://ubuntu.com/download/desktop

Lá tem como vc pegar versões um pouco mais antigas, que tem os requisitos mínimos menor.

Eu utilizo o Ubunto Desktop 22.04 Lts, mas vale resaltar que eu utilizo ele como sistema operacional padrão para um hardware duo-core com 4Gb de RAM, então não sei bem como essa versão em expecífica vai se comportar em uma VM, mas essa já tem o FireFox instalado por padrão.

Deve se analisar a versão para não pegar uma muito antiga, pois em versões antigas o processo de instalação dos pacotes e suas dependêcias é um pouco mais chata.

O processo de instalação é semelhante ao do server, mas agr com interface gráfica

Leonardo, muito obrigado pela força (+1x). Instalei na VM: THE_LATEST_LTS_VERSION_OF_UBUNTU,FOR_DESKTOP_PCS_AND_LAPTOPS

e foi "correr pro abraço" - acessei a página da internet "EXEC SYSTEM CALL IN C" com o Firefox nativo (conforme sua orientação):

EXEC_LINUX_SYSTEM_CALL_C

Uma dúvida: através do prompt de comando: CMD

Obtive o ip da VM Ubuntu Desktop, e respondeu ao ping: IP_ADDRESS=192.168.15.55_VERSUS_PING

Mas, quando tentei acessar através do WinScp, a conexão foi recusada: CONEXÃO_COM_192.168.15.55_RECUSADA_VERSUS_PING

Segui o vídeo em que o professor orienta a instalação do Ubuntu Server. Teria alguma configuração adicional para que a conexão não seja recusada? Mais uma vez, muito obrigado pela passagem de conhecimento, Leonardo!

solução!

A continuidade deste, abri no tópico abaixo: https://cursos.alura.com.br/forum/topico-ssh-connection-refused-345678 Diante disso, vou fechar este, marcando-o como solucionado. Meu agradecimento à Maria Isabel Teixeira e ao Leonardo Gonçalves Pessini pela passagem de conhecimento e pró atividade!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software