Bom dia/tarde/noite galera, Eu queria saber quais as vantagens e desvantagens entre uma aplicação hibrida e nativa, como tempo, desempenho, etc.
Agradeço a todos
Bom dia/tarde/noite galera, Eu queria saber quais as vantagens e desvantagens entre uma aplicação hibrida e nativa, como tempo, desempenho, etc.
Agradeço a todos
Fala ai Guilherme, de boa ?
Cara no inicio é melhor a hibirida, justamente pelo tempo poupado para entregar um mvp (Minimum Viable Product ou Mínimo Produto Viável ), dado que é apenas um código que será renderizado.
Contudo dessa forma você acaba perdendo um pouco do comportamento que a plataforma exibe, um exemplo classico disso é o whatsapp. no ios é exibido de uma forma enquanto no android é totalmente diferente.
A longo prazo o hibrido vai precisar acessar coisas do sistema operacional, ai vai começar a parte treta, nesse momento muitos aplicativos desistem do app e partem para um novo nativo.
Olá Guilherme, tudo bom?
Eu sou um dos desenvolvedores dos apps iOS e Android da Alura, e vou falar a minha opinião, ok?
Particularmente, eu gosto do desenvolvimento nativo, por aprender as particularidades e desafios de cada plataforma e de seus usuários.
O híbrido é legal? Sim. Você programa uma vez só para os dois mundos, mas a meu ver é como se você estivesse fazendo só mais um produto web, e não um mobile especificamente, entende? E mesmo no híbrido eu sinceramente acho útil o conhecimento nativo.. Muitas stacktraces são específicas de determinada plataforma, e até mais que isso: em Android existem problemas específicos de determinada marca de aparelho devido às rooms modificadas, e para solucioná-los é necessário um conhecimento nativo.
Performance? Não se preocupe tanto com isso. Se voce tem um código bem feito, usando as melhores práticas e respeitando orientação a objetos, então você terá uma performance muito equivalente tanto no híbrido quanto no nativo - quase igual.
Outro ponto, o nativo te permite manter características específicas de cada um, como identidades visuais e costume de usabilidade dos usuários. O perfil dos usuários do iOS é diferente do perfil dos usuários de Android ;)
Uma coisa importante que eu te digo é referente a acessibilidade: não mude os toques intuitivos da tela dos aparelhos, por mais que isso seja possível. Para deficientes que dependem dos leitores de tela, a usabilidade é importante e se você altera, uma coisa ou outra pode não funcionar. #ficadica
A maioria dos profissionais mobile nativos que conheço trabalham ou com um ou com outro. Se quiser saber mais das duas plataformas, é só entrar no slack das comunidades, você será muito bem vindo! Só procurar lá por iOSDevBR e por AndroidDevBR .
Espero ter ajudado!!!!
Entendi, é que estou fazendo parte de um projeto e estamos em poucos, 3 até o momento. Mesmo assim ainda vale um desenvolvimento nativo?
Eu optaria pelo nativo sim, começando pelo Android. Óbvio que depende do projeto que vocês estão fazendo, mas no geral o número de usuários android é bem superior ao de usuários iOS e você teria um retorno mais rápido.
Como disse, no nativo você consegue manter os padrões de cada plataforma e respeitar a usabilidade (particularidades) dos usuários.
Leva um pouco mais de tempo mas eu acho mais vantajoso. :)
Ok, muito obrigado!