está desatualizado, Alura precisa informar que agora é:
Jakarta.servlet.jsp.jstl-2.0.0.jar Jakarta.servlet.jsp.jstl-api-2.0.0.jar
Olá Denilson! Tudo bem?
A questão da mudança dos recursos da plataforma Java EE que utilizamos nos cursos vai bem além da nomenclatura Jakarta...
Java EE é um conjunto grande de várias especificações (recursos) como por exemplo JSP, JDBC e Servlets e outras especificações que compõem o conjunto.
Acontece que nos últimos anos, com o lançamento de novos produtos, a Oracle foi "deixando de lado" os investimento no Java EE, sendo que as especificações Java eram em sua maioria quase sempre iniciadas e lideradas pela Oracle. Ou seja, aos poucos a Oracle definiu outras prioridades, e tinha decidido não continuar seus investimentos no Java EE.
No final de 2017 a Oracle cedeu os direitos das especificações do Java EE para a Eclipse Foundation.
A Oracle cedeu todo o código da especificação Java EE para a Eclipse Foundation, mas o nome Java é uma marca registrada da Oracle, e não poderia ser utilizado pela Eclipse Foundation, por isso eles renomearam para Jakarta EE.
Porque nos cursos continuamos utilizando a especificação Java EE?
Apesar de realmente o Jakarta EE vir como o sucessor do Java EE, ele não ganhou o mercado Java por conta disso.
Acontece que hoje é cada vez mais raro encontrarmos empresas que optam pelo uso dos recursos do Java EE pois os frameworks como Spring e Quarkus dominam o mercado de aplicações Java para Web. As tecnologias do Java EE são cada vez menos encontradas, estando apenas em código legado (antigo) e novos projetos seguem sendo idealizados com o uso dos frameworks.
Até o momento nós percebemos que o ensino dos Frameworks e de como funcionam "por baixo dos panos" é excelente para os alunos, pois mostramos a tecnologia que até hoje é a base do funcionamento de Frameworks como o Spring, o Java EE... e após isso mostramos como utilizamos o Framework atual.
O Jakarta ainda está muito longe de alcançar os números que os sistemas com Frameworks atuais e os sistemas de código legado representam, então não precisamos nos preocupar em adotar essa especificação apenas por se tratar de algo mais recente.
Com certeza entender o funcionamento do Java EE e dos frameworks atuais vai ser bem útil para todos os alunos atualmente e por um certo tempo a frente.
Além disso nós seguimos de olho nas tendências que o mercado indica e nas necessidades que as empresas enfrentam... e com certeza iremos atualizar as tecnologias utilizadas nas formações para que os alunos sigam tendo acesso ao que mais se necessita no mercado!
Se tiver mais dúvidas sobre isso, é só falar! 😄