4
respostas

Não sei o que causa esse erro

Não é apresentado nenhum erro ao inciar o projeto, entretanto, ao tentar acessar a url localhost:8080/gerador, aparece esse erro.

Erroorg.springframework.ai.retry.NonTransientAiException: 404 - { "error": { "message": "The model gpt-4o does not exist or you do not have access to it.", "type": "invalid_request_error", "param": null, "code": "model_not_found" } }

4 respostas

Oi!

Pelo erro o problema é que sua conta da OpenAI não tem acesso ao modelo padrão (gpt-4o).

Altere o código então para utilizar outro modelo:

@RestController
@RequestMapping("gerador")
public class GeradorDeProdutosController {

private final ChatClient chatClient;

public GeradorDeProdutosController(ChatClient.Builder chatClientBuilder) {
        this.chatClient = chatClientBuilder
                .defaultOptions(ChatOptionsBuilder
                        .builder()
                        .withModel("gpt-3-5-turbo")
                        .build())
                .build();
    }

@GetMapping
    public String gerarProdutos() {
        var pergunta = "Gere 5 produtos ecologicos";

return this.chatClient.prompt()
                .user(pergunta)
                .call()
                .content();
    }

}

Olá, pro!

Mesmo com a mudança no código, ele apresenta o mesmo erro :(

"timestamp": "2024-11-26T15:07:07.575+00:00", "status": 500, "error": "Internal Server Error", "trace": "org.springframework.ai.retry.NonTransientAiException: 404 - {\n "error": {\n "message": "The model gpt-4o does not exist or you do not have access to it.",\n "type": "invalid_request_error",\n "param": null,\n "code": "model_not_found"\n }\n}\n\r\n\tat

O código está certo, mas eu estou tendo problema com isso. Vou mandar mensagem pro suporte da OpenAI pra ver se eles conseguem me ajudar! Muito obrigado pelo seu tempo S2.

Parece que não pegou a mudança, pois na mensagem de erro ainda acusa a versão gpt-4o.

Coloca essa propriedade no seu application.properties para forçar o Spring AI a utilizar a versão 3.5:

spring.ai.openai.chat.options.model=gpt-3.5-turbo

E pode desfazer a mudança na classe controller, que falei para fazer na mensagem anterior.

É, pro... continua dando o mesmo erro. Eu escrevi pro suporte da OpenAI e eles me deram umas sugestões de como resolver. Se eu conseguir resolver com eles, eu te escrevo aqui o que houve! Muito obrigado mesmo S2.