1
resposta

Não entendi porque a dimensão junta o que seriam várias tabelas em apenas uma.

No caso da dimensão cliente criada, porque ela tem os dados de cliente, cidade, região, etc... todos em uma tabela única. Pela matriz elaborada seria até coerente, mas apenas pensando que o projeto do DW seria estático. Se precisar usar uma dimensão cidade, por exemplo, em outra implementação, onde cliente não é usada, tenho que repetir toda a implementação da tabela novamente... Porque elas não podem ser implementadas sendo uma tabela para cada dimensão? Uma tabela para cliente, outra para cidade, outra para região, e assim por diante?

1 resposta

Oi Paulo! Como vai?

Essas informações estão na mesma tabela pois se trata de um relação 1:N. Um cliente só vai ter uma cidade, uma região e um segmento. Logo não tem problema estarem na mesma tabela, principalmente se a empresa trabalha com poucas opções de localização.

Mas ele poderia sim fazer em outra tabela. Poderia fazer da mesma forma que fez a relação de produto com a com a marca. Duas tabelas. Mas acredito que o professor gostaria de mostrar mais de uma possibilidade de como o DW pode ser construído.

Todas essas opções são possíveis, qual é a melhor, vai depender do modelo do seu negócio e do que você precisa fazer com essas tabelas.

Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software