Olá, espero que esteja bem.
Eu não entendi esse total do Power Pivot, se ele é o total geral porque é diferente da soma total, essa parte não ficou clara pra mim.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, espero que esteja bem.
Eu não entendi esse total do Power Pivot, se ele é o total geral porque é diferente da soma total, essa parte não ficou clara pra mim.
Olá Ana, tudo bem?
A Medida 1 que você criou no Power Pivot é uma medida explícita que calcula a soma total da coluna "Total" da tabela TB_Vendas. A fórmula é:
=SUM(TB_Vendas[Total])
Essa fórmula faz o seguinte: ela soma todos os valores da coluna "Total" da tabela TB_Vendas. O resultado que você obteve foi o total geral, que é R$ 33.304,80.
Mas, quando você utiliza uma tabela dinâmica, ela pode aplicar filtros automaticamente com base nas seleções que você faz. Por exemplo, se você filtrar por uma categoria específica, a tabela dinâmica mostrará apenas os dados dessa categoria. A Medida 1, quando utilizada em uma tabela dinâmica, irá calcular a soma total apenas dos valores que estão visíveis após a aplicação dos filtros.
Isso significa que, se você tiver um filtro que mostre apenas "Acessórios", a Medida 1 irá retornar apenas a soma dos valores de "Acessórios" e não o total geral. Portanto, a Medida 1 é dinâmica e se adapta ao que está sendo filtrado na tabela.
Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.
Abraços e bons estudos!