Na aula de Burndown na Release, aos 4:05 de vídeo, a professora fala:
"Aí parece que a velocidade aumentou, mas ela não aumentou. Então tem que tomar muito cuidado. Sempre usar
???
mapping, ..."
Perdoem meu inglês, mas não entendi o que ela disse. Ou seja, o que é o "???
mapping".
Já tirei algumas certificações (CSD, CSM, CSPO) e nos cursos feitos por filiados da Scrum Alliance eles nem mencionam mais os gráficos burndown, enfatizam que está em desuso. Deve ser, principalmente, por estes vícios decorrente do gráfico de estimar de forma errada as histórias (inflação de pontos). Aliás, ela falou que já mencionou isto em outro vídeo, mas não me lembro de ter sido mencionado em aula anterior.
Uma lacuna que vejo não só aqui, mas em outras referências, é quando estimar as releases e de que forma. Por conta do nível de granularidade dos requisitos e de evitar trabalho perdido, a gente aprende que só se deve estimar o que será desenvolvido nas próximas iterações, não em todas, de todo o projeto.
Então, pra estimar o total de SPs eu deveria estimar todas as histórias previstas? Ou são estimativas nas releases, temas ou épicos? E aquelas que sequer estou prevendo, é isso mesmo?
Ou seja, para estimar as releases, fazer a release planning o que está sendo estimado? Tarefas, histórias, temas, épicos, releases? E estimo em que unidade? Por exemplo se for histórias menores ou tarefas, estimaria-se usando pontos baixos (1, 2, 3, 5, 8) e para histórias grandes (ainda não detalhadas) ou mesmo funcionalidade, temas, épicos, etc usaríamos uma pontuação alta (ex.: 13, 20, 40, 100)?
Enfim, acho que falta uma orientação melhor sobre quando fazer estas estimativas e de que forma. Merecia uma aula para isto. Seria o history mapping? Se for, como este é realizado?
NOTA: ainda não vi as aulas posteriores. Em todo caso, se este assunto for abordado, deveria ser antes dos vídeos vistos até agora. Não faz sentido eu ter o total de SPs se eu não sei de que forma obtê-lo.