3
respostas

Não entendi a afirmação abaixo (Sobre machine learning)

Frase que gerou a dúvida:

"Além disso, ela serve como parâmetro para tomarmos as decisões de acordo com o teste que estamos realizando, por exemplo, se a taxa de acerto para alunos que irão reprovar for alta, provavelmente teremos que conversar com todos os alunos, porém, se fosse baixa, a nossa ação, provavelmente, seria conversar apenas com alguns alunos que não tiveram notas boas."

Acredito não ter entendido a afirmação acima, pois, estamos falando na taxa de acerto do algoritmo, e não da quantidade de pessoas que irão reprovar.

Na minha opinião, o correto seria: "se a taxa de acerto estiver baixa, significa que o algoritmo está ruim e não conseguimos prever o que irá ocorrer. "

Estou correto? Ou apenas não entendi o sentido da frase.

Grato.

3 respostas

No meu entendimento, essas afirmações proferidas pelo instrutor apenas têm a finalidade de demonstrar no mundo real um exemplo de utilização da aprendizagem de máquina.

Tive o mesmo entendimento que você, Eduardo, acho que a informação está trocada.

Se a taxa de acerto do algoritmo que prevê alunos que irão reprovar é alta, significa que podemos usar sua previsão para conversar apenas com os alunos classificados como 'vai reprovar'.

Já se a taxa de acerto é baixa, quer dizer que não podemos confiar muito em suas previsões e, consequentemente, a classificação de muitos alunos estará errada. Assim, teremos que conversar com um número maior de alunos.

Olá Eduardo.

Infelizmente não encontrei a parte do vídeo que ele fala isso, se puder me dizer qual aula e qual atividade é ficaria agradecido.

Encontrei apenas esse trecho na Aula 2 atividade 5 o video de Resumo

Onde ele fala:

"Além disso, precisamos sempre lembrar que existe uma taxa de erro, pois nem sempre nós iremos acertar, ou seja, precisamos sempre verificar a forma que o algoritmo foi treinado, analisando a quantidade de dados e características, para determinar um retorno aceitável do nosso objetivo, por exemplo, se o nosso objetivo é conversar com mais pessoas que provavelmente irão pedir para serem demitidas ou com menos pessoas, ou então, se queremos conversar com os alunos que estão com uma chance maior para reprovarem, talvez seja mais interessante conversar com mais alunos do que menos alunos, porém, se fosse entre um cachorro e porco, para qual dos 2 eu gostaria de errar mais? Depende do caso! Isso significa que cada caso, precisaremos verificar o quão interessante é, ou seja, se aceitamos uma taxa de erro maior ou menor."

Eu entendo que a nossa taxa de acerto, só tem significado quando entendemos nosso objetivo com essas previsões, porque existem previsões que aceitam mais erros do que outras, por exemplo se o resultado do algorítimo for para decidir se devo ou não oferecer um aumento ao funcionário ou desconto ao um cliente é diferente do que conversar com um aluno sobre reprovação.

Na frase que você citou eu entendo que o que foi dito é que se a taxa de acerto do nosso algorítimo for alta, então os alunos que ele disser que vão reprovar provavelmente vão e devemos conversar com todos que o algorítimo apontar. Porem se a taxa de acerto for baixa, então dos alunos que o algorítimo disse que vão reprovar conversamos apenas com os que tiverem notas baixas. Este trecho está mais relacionado com as ações que você pode tomar levando em conta a taxa de acerto do seu algoritmo.

Espero ter ajudado, mas se ainda estiver com duvida, poste ela aqui e discutiremos mais sobre.

Bons Estudos

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software