Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Não consigo ler o arquivo dataset

Boa noite.

Estou tendo algumas dificuldades com o jupiter, principalmente com os arquivos. Primeiro, ele não está conseguindo ler o arquivo dataset. https://imgur.com/a/ODlCSn4 Eu consegui abrir uma pasta chamada dados e lá dentro coloquei o arquivo dataset. https://imgur.com/a/nJcG1rS Como proceder? Obrigada.

2 respostas
solução!

Olá Sandra,

Vou tentar explicar um pouco como o caminho do arquivo é entendido. Antes de tudo sugiro você ir navegando pelas pastas do windows e não pelo Jupyter como na sua segunda imagem, talvez ajude a ver os caminhos.

Obs.: O pandas considera apenas a barra / como válida mesmo no windows.


Por padrão o local onde está o notebook (arquivo .ipynb) é o ponto de partida para acessar as pastas, por exemplo se o seu notebook está na pasta C:\Users\Sandra\datascience\ e você chama pd.read_csv('Dados/dataset.csv') o pandas vai procurar o arquivo na pasta C:\Users\Sandra\datascience\ + Dados\dataset.csv

# Código
pd.read_csv('Dados/dataset.csv')

# Caminho entendido pelo pandas
C:\Users\Sandra\datascience\Dados\dataset.csv
|-- Local do seu notebook --|- Caminho que você -|
                              colocou no read_csv 

Isso já resolve a maioria dos casos, mas também existem outras possibilidades. Utlizando o .. como na sua imagem, o pandas vai 'subir' uma pasta antes de juntar o caminho. Então pd.read_csv('../Dados/dataset.csv') vai resultar em C:\Users\Sandra\Dados\dataset.csv, veja que de C:\Users\Sandra\datascience\ ele subiu uma pasta para C:\Users\Sandra\ antes de montar o caminho completo.

Além disso, você pode passar um caminho completo e o pandas vai ignorar o local do notebook, passando um caminho completo como pd.read_csv('C:/Dados/dataset.csv') o pandas vai perceber que é iniciado com C: e assim vai procurar o arquivo diretamente em C:\Dados\dataset.csv sem nenhuma modificação.

Então a melhor recomendação é sempre colocar os arquivos de dataset juntos do arquivo do notebook, assim você pode acessar diretamente com pd.read_csv('dataset.csv')

Espero que isso te ajude mais sobre o caminho dos arquivos, se tiver alguma parte que não ficou claro é só falar!

Oi Lucas, Já ajudou bastante. Vou verificar com calma aqui. Obrigada.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software