2
respostas

Não consigo fazer o upload do ratings.csv

Quando vou fazer o upload do ratings.cvs não aparece as opções como aparece no vídeo, eu entro no arquivo e arrasto o ratings.cvs para a tela onde está a opção de upload. Na parte inferior aparece um circulo de carregamento do arquivo ratings.csv. E o circulo se completa mas não aparece o arquivo disponível para que eu possa dar sequencia na aula. Obs.: Eu não tenho o winrar instalado na minha máquina. Não sei se isso interfere de algum modo.

2 respostas

Oi Rafael! Como você está?

Você extraiu o arquivo ratings.csv do arquivo antes de tentar fazer o upload dele para o Google Colab, com algum outro software sem ser o Winrar?

Se tiver conseguido fazer isso, então, antes de fazer o upload do arquivo descompactado para o Google Colab, você deve realizar a execução de uma célula qualquer, conforme eu explico nesse outro tópico

Se esse não for o seu caso, e você não tiver nenhum outro software que realiza a descompactação de arquivos, podemos fazer de outra forma. Vamos lá:

Na parte 3 da aula 1, em arquivos do projeto, o professor te dá a opção de baixar os arquivos compactados em um zip, ou pelo GitHub. Para pegar os do GitHub, primeiro selecione a opção "visualize os arquivos no GitHub":

Parte 3 da aula 1 onde existe os links para baixar os arquivos do curso no formato zip ou visualizá-los no GitHub, a opção para visualizar no GitHub encontra-se destacada com um retângulo vermelho

Após isso, você será direcionado para essa página, onde irá encontrar os arquivos utilizados no curso. Clique na pasta "aula0":

Página inicial do GitHub contendo os arquivos do curso em questão. Existe uma seta vemelha apontando para a pasta aula0

Depois, clique na pasta "ml-latest-small":

Página do GitHub após clicar na pasta aula0, contendo uma seta vermelha apontanda para a pasta 'ml-latest-small'

Ao abrir essa pasta, você verá diversos arquivos que serão utilizados no decorrer do curso. Selecione o "ratings.csv':

Arquivos da pasta ml-latest-small. Existe uma seta vermelha apontando para o arquivo ratings.csv

Abrindo esse arquivo, no lado direito, você encontrará o botão para "Download". Clique nele:

Página do GitHub após clicar no arquivo ratings.csv. Existe uma seta vermelha apontando para o botão 'Download'

E por fim, o seu arquivo ratings.csv será aberto no seu navegador. Agora, o que você pode fazer é copiar o link desse arquivo:

Arquivo ratings.csv aberto no navegador. Um retângulo vermelho destaca o link desse arquivo

E após copiá-lo, para fazer a utilização desses dados no Google Colab, você não precisa mais fazer o upload do arquivo ratings.csv, basta colocar o link desse arquivo, da seguinte forma:

import pandas as pd

notas = pd.read_csv("https://raw.githubusercontent.com/alura-cursos/introducao-a-data-science/aula0/aula0/ml-latest-small/ratings.csv")
notas.head()

E pronto! Você conseguirá fazer utilização dos dados de ratings.csv normalmente :)

Vou deixar aqui o link final do arquivo para facilitar pra você: link do arquivo ratings.csv

Espero ter ajudado! Qualquer dúvida você me avisa que vamos conversando por aqui.

Bons estudos!

Obrigado Milena, sem sua ajuda não conseguiria dar sequência na aula.