Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Não consigo estabelecer conexão!

Olá,

Instalei a versão 5.7.38 (uso Ubunto 18.04), add o jar ao Build Path, mas não estou conseguindo estabelecer conexão.. não sei como indicar os parâmetros corretamente. Já tentei váárias formas...

Quando instalei o MySQL pelo terminal do linux, em nenhum momento pediu pra que eu criasse uma senha. Não estou sabendo como fazer :(

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas

Olá Vanessa!

Bem espero poder ajudar.

Como na instalação do mysql não foi feito o pedido de inserir uma senha, talvez esse usuário esteja sem senha, então primeiro tente acessar sem inserir senha. Por padrão o mysql cria um usuário chamado root, que você pode acesso-lo através do seguinte comando

mysql -u root 

Outra coisa quando você roda o comando.

sudo mysql

Ele loga com o usuário root direto sem pedir senha ou nome, somente a senha do computador. Porém o java precisa do usuário do mysql para se conectar e esse usuário pode ser o root ou qualquer outro que você decidir criar posteriormente

E por fim caso você não consiga acessar o mysql somente passando o usuário, pode tentar trocar senha dele seguindo as dicas do seguinte link

[https://sempreupdate.com.br/como-redefinir-a-senha-de-root-do-mysql-ou-do-mariadb/]

solução!

Consegui resolver.. Desinstalei a versão que havia baixado e instalei uma mais recente.

Segue tutorial pra quem tiver o mesmo problema:

Para instalar MySQL: 1o - iremos configurar repositório no Ubuntu 2o - daremos os comandos para instalar efetivamente

  1. BAIXAR MySQL pelo terminal: wget -c https://repo.mysql.com//mysql-apt-config_0.8.22-1_all.deb

  2. INSTALAÇÃO DO PACOTE: sudo dpkg -i mysql-apt-config_0.8.22-1_all.deb //coloca senha (o meu nao pediu senha)

  3. ATUALIZAÇÃO LISTAS DE REPOSITÓRIOS DO LINUX, PARA QUE LINUX SAIBA ONDE ENCONTRAR E BAIXAR PACOTES PARA INSTALAÇÃO DO SQL-SERVER sudo apt update //atualização de listas de repositórios

  4. INSTALAÇÃO MySQL SERVER: sudo apt install mysql-server //pede para configuararmos uma senha de root do mysql (adm do banco de dados)

  5. RODAR SCRIP PARA CONFIGURAR INSTALAÇÃO SEGURA DO MYSQL sudo mysql_secure_installation //pede senha do root

  6. HABILITAR INÍCIO AUTOMÁTICO DO MYSQL SERVER PARA SERVIÇO SUBIR SEMPRE JUNTO COM SISTEMA sudo systemctl enable mysql //n para primeiras opções //y para remover usuários anônimos //y para desabilitar login root remoto //y remover banco de dados de teste e acesso a ele //y para recarregar tabelas de privilegios de acesso

  7. VERIFICAR STATUS DO SERVIÇO - VER SE ESTÁ RODANDO sudo systemctl status mysql //caso nao esteja rodando ao invés de status colocar start para subir serviço

  8. INSTALAR IDE WORKBENCH sudo apt install mysql-workbench-community //só funcionou aqui sem o community

  9. REALIZAR TESTES:

9.1. SE MYSQL ESTÁ FUNCIONANDO: sudo mysql -u root -p //coloca senha do mysql SHOW DATABASES; //mostra banco de dados internos //fecha terminal

9.2. ABRE APLICATIVO MYSQL NO COMPUTADOR: //fazer loguin //coloca senha do root MySQL

Link: https://www.youtube.com/watch?v=CBK7c1xp-zI

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software