2
respostas

Não consigo criar o perfil no IAM

Não estou encontrando na AWS atualmente as opções ditas no fórum e no video da aula para criar o perfil no AIM para inserir na aplicação web allbooks dentro da AWS.

2 respostas

Nos tutoriais aqui da Alura mesmo, em teoria existe um botão descrito "criar função", dentro de "funções". Acontece que pra mim, no layout atual da página esse "criar função" não existe. Estou travado no curso, pois não posso dar sequência sem finalizar essa etapa!

Olá amigo.
Tudo bem?
Entendo perfeitamente a sua frustração.
A AWS atualiza a interface do console com uma frequência impressionante, e o que era um botão laranja em destaque ontem, pode ter mudado de nome ou de lugar hoje.
No console do IAM (Identity and Access Management), o termo "Função" é a tradução para "Role".
Se o seu console estiver em inglês, você verá "Create role". Se estiver em português e o botão não aparece onde costumava estar, siga este passo a passo atualizado:
Digite "IAM" na barra de busca superior da AWS.
No menu à esquerda, clique em Funções (ou Roles).
O botão geralmente fica no canto superior direito da tabela de funções.
Ele costuma ser um botão Laranja.
Se você não o vê, verifique se não há um banner de introdução ou algum filtro ativado que esteja "empurrando" o conteúdo para baixo.
Selecione Serviço da AWS (AWS Service).
Em "Caso de uso", escolha EC2 (que é o padrão para instâncias que rodam Docker no curso).
Clique em "Próximo".
Procure e selecione a política necessária para o projeto (geralmente algo como AmazonS3FullAccess ou similar, dependendo do que o instrutor solicitou para a Allbooks).
Dê o nome exato solicitado na aula (ex: role-allbooks) e finalize.
Por que o botão pode estar "sumido"?
Se você realmente não visualiza o botão "Criar função", verifique estes três pontos:
Permissões de Usuário: Se você estiver usando uma conta de laboratório (como a da AWS Educate ou uma conta de empresa), você pode não ter permissão de Administrator.
Sem a permissão iam:CreateRole, o botão simplesmente fica invisível para você.
Resolução da Tela: Em telas menores, o console da AWS oculta menus.
Tente dar um Ctrl + - (zoom out) no navegador para ver se o layout se reorganiza.
Idioma do Console: Às vezes a tradução para o Português quebra alguns elementos do layout.
Tente mudar o idioma para English (US) no rodapé da página para ver se o botão "Create role" aparece.
Onde inserir na aplicação Allbooks?
Lembre-se que, após criar a Role, você não "copia e cola" uma chave dentro do código.
Você vai até a sua instância EC2 no console, seleciona a instância da Allbooks, clica em Ações > Segurança > Modificar função do IAM e anexa a role que você acabou de criar.
Confere se dá certo e avisa qualquer duvida.
Bons estudos.