Coloquei no github mas nao consigo abrir... Sera que so abre no p5? Eu usei uma extensao do p5 no vScode. Sera que falta algum arquivo? https://github.com/MirianCr/Jogo_Classico_Freeway
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Coloquei no github mas nao consigo abrir... Sera que so abre no p5? Eu usei uma extensao do p5 no vScode. Sera que falta algum arquivo? https://github.com/MirianCr/Jogo_Classico_Freeway
Olá, Mírian! Tudo certo?
Primeiramente, perdão pela demora em obter um retorno.
Para deixar a preview hospedada no site, há um modo pelo próprio GitHub. Vamos lá!
O primeiro passo é abrir o sketch do seu jogo no editor p5.js. No site nós teremos uma aba com a opção "File" no canto superior esquerdo, e ao clicar, irá aparecer "Download". Vamos baixar o arquivo.
Após ter baixado, você irá clicar na pastinha zipada.
Depois, precisamos extrair os arquivos. Caso seu sistema operacional não tenha essa opção e você não saiba como extrair, te sugiro este tutorial do WinRar ou este tutorial do WinZip.
Vamos precisar desses arquivos na pasta, portanto, recomendo apenas deixar a pastinha aberta enquanto seguimos para o outro passo.
Criaremos um novo e as configurações deverão ser desta forma (mas, claro, com o título que você quiser, e a descrição também!) :
É crucial selecionar a opção "Add a README file", pois vamos precisar dela para configurar.
A parte seguinte da página ficará assim:
Agora, basta criar o repositório.
E vamos voltar à pasta extraída: será necessário selecionar todos os arquivos. Aqui, podemos fazer de duas maneiras: passar direto da pasta, ou, se facilitar, colocar na área de trabalho. Vou passar direto da pasta.
Ao selecionar tudo, podemos arrastar para a tela do repositório criado. Sim, para o próprio navegador! A página do repositório ficará deste modo:
Porém, atenção: os arquivos ainda não foram. Você vai precisar arrastar pela segunda vez.
Após todos os arquivos serem passados para o site, vamos criar essa nova commit.
Ao carregar a página do repositório, vamos nas configurações (última opção da barra a seguir):
Nas configurações, vamos na última opção da segunda parte: "Pages".
Ao entrar na opção das páginas, você irá na parte de "Branch" e vai clicar em "None". Uma aba de selecionar o branch irá aparecer, e você irá selecionar o main.
Depois de ter selecionado o main, ele irá mostrar as configurações dessa parte do seguinte modo:
Salve as mudanças no terceiro botão do print acima.
Continuando a explicação (parte 2 de 2)
Você pode sair da página e ir para a do repositório normalmente. Ela ficará carregando com uma bolinha escura. Depois de uns instantes (pode ser um minuto, por exemplo), atualize a página.
Ao atualizar tudo, aparecerá um check verdinho. Atualizações prontas! Eba!:
Vá nas configurações do repositório novamente.
"Pages" novamente.
A primeira coisa que irá aparecer é esta:
Conseguimos!
O URL que está ali é o link para o preview do seu repositório. Aqui está o meu link do jogo Pong (contra o computador), por exemplo. Dá para jogar direitinho. =)
Espero que sua dúvida tenha sido sanada! Caso ainda tenha dúvidas, não hesite em entrar no fórum para perguntar.
Abraços e bons estudos!