Solucionado (ver solução)
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Não consegui fazer funcionar também

Não consegui fazer a bolinha se mexer com o teclado, o código não funciona!

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0,0,600,400);

    function desenhaCirculo (x, y, raio, cor) {
        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela () {
        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);

    }
        var raio = 19;

        var fatorCrescimento = 0;

    function atualizaTela () {
        limpaTela();

        if (raio > 30) {
            fatorCrescimento = -1;
        }else if (raio < 20) {
            fatorCrescimento = 1;
        }

        raio = raio + fatorCrescimento;

        desenhaCirculo(300, 200, raio, 'red');
    }

    setInterval(atualizaTela, 20);

    function leDoTeclado(evento) {

        if(evento.keyCode == cima) {

            y = y - taxa;

        } else if (evento.keyCode == baixo) {

            y = y + taxa;

        } else if (evento.keyCode == esquerda) {

            x = x - taxa;

        } else if (evento.keyCode == direita) {

            x = x + taxa;
        }
    }

   document.onkeydown = leDoTeclado;
</script>
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solução!

Oi Eduardo!

Veja que no seu código você usa as variáveis cima, baixo, direita e esquerda. Mas em nenhum momento declara essas variáveis.

Na própria explicação do exercício eu dou a dica de declará-las. Ah, também não declarou os valores iniciais de xe y e de taxa.

Parece que você misturou o exercício anterior com o atual. Mesmo corrigindo ainda não vai funcionar, porque você deve legar em consideração os valores de x e y para poder mover a bola.

A função do exercício não é essa que você esta usando, mas essa que é apresentada:

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var x = 20;
    var y = 20;

    // códigos do teclado

    var esquerda = 37;
    var cima = 38;
    var direita = 39;
    var baixo = 40;

    // taxa de incremento
    var taxa = 5;

    function desenhaCirculo(x, y, raio) {

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }

    function atualizaTela() {

        limpaTela();
        desenhaCirculo(x, y, 10);
    }

    setInterval(atualizaTela, 20);

    function leDoTeclado(evento) {

        // sua lógica virá aqui
    }

   document.onkeydown = leDoTeclado;

</script>

Pelo o que eu entendi, você quis aproveitar o código que pulsa a bolinha, perfeito. No entanto, antes de combinar os dois, tente fazer esse isolado. Depois de funcionar, combine o pulsar com a movimentação.

Misturando os dois temos:

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0,0,600,400);


    var esquerda = 37;
    var cima = 38;
    var direita = 39;
    var baixo = 40;

    var x = 20;
    var y = 20;


    // taxa de incremento
    var taxa = 5;

    function desenhaCirculo (x, y, raio, cor) {
        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela () {
        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);

    }
        var raio = 19;

        var fatorCrescimento = 0;

    function atualizaTela () {

        limpaTela();

        if (raio > 30) {
            fatorCrescimento = -1;
        }else if (raio < 20) {
            fatorCrescimento = 1;
        }

        raio = raio + fatorCrescimento;

        desenhaCirculo(x, y, raio, 'red');
    }

    setInterval(atualizaTela, 20);

    function leDoTeclado(evento) {

        if(evento.keyCode == cima) {

            y = y - taxa;

        } else if (evento.keyCode == baixo) {

            y = y + taxa;

        } else if (evento.keyCode == esquerda) {

            x = x - taxa;

        } else if (evento.keyCode == direita) {

            x = x + taxa;
        }
    }

   document.onkeydown = leDoTeclado;
   </script>

Estou aqui para tirar suas dúvidas. :)

Obrigado Flávio, consegui, sabia que tinha que declarar as variáveis em algum lugar.

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0,0,600,400);


    var x = 100;
    var y = 100;

    // códigos do teclado

    var esquerda = 37
    var cima = 38
    var direita = 39
    var baixo = 40

    var taxa = 3;


    function desenhaCirculo (x, y, raio, cor) {
        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela () {
        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);

    }
        var raio = 19;

        var fatorCrescimento = 0;

    function atualizaTela () {
        limpaTela();

        if (raio > 30) {
            fatorCrescimento = -1;
        }else if (raio < 20) {
            fatorCrescimento = 1;
        }

        raio = raio + fatorCrescimento;

        desenhaCirculo(x, y, raio, 'red');
    }

    setInterval(atualizaTela, 60);

    function leDoTeclado(evento) {

        if(evento.keyCode == cima) {

            y = y - taxa;

        } else if (evento.keyCode == baixo) {

            y = y + taxa;

        } else if (evento.keyCode == esquerda) {

            x = x - taxa;

        } else if (evento.keyCode == direita) {

            x = x + taxa;
        }
    }

   document.onkeydown = leDoTeclado;


</script>

Beleza Eduardo! Se quiser reforçar, faz o anterior e esse do zero. Esse curso é um pouco mais puxado do que o primeiro mesmo, mas é para preparar o aluno para o "caminho do cangaceiro"! :)

Se pintar alguma dúvida, posta novamente.

Sucesso e bom estudo!