1
resposta

Não concordo com essa resposta.

Oi, interagindo pela primeira vez por aqui rs. Dessa vez não concordo. Não acho que um logo horizontal pode ser facilmente adaptável para vertical e vice-versa. Ou seja, para mim se o logo é horizontal ele é até o fim, e no caso das diferentes aplicações seriam feitas na basa do icone + tipografia ou apenas ícone. Voltando para a aplicação em horizontal e vertical, para isso você teria que ter um logo de um tamanho que condiz com a proporção da tipografia em qualquer um dos dois casos, ou você alteraria o tamanho do ícone para combinar com a tipografia em outra visualização toda vez que fosse adaptar?

1 resposta

Olá Arthur,

Muitas vezes precisamos criar um logotipo que seja versátil com objetivo de harmonizar melhor na mais diversas situações que possam aparecer. Para isso, é normal criarmos versões horizontais e verticais; preto e branco, monocromáticas e tons de cinza; e com ou sem logo/tipografia.

Assim o designer previne que o logotipo seja alterado futuramente por terceiros para atender qualquer tipo de condição adversa.

Quanto aos ajustes de tamanho no logotipo, essa prática não é interessante na maioria dos casos, já que a hierarquia de tamanho foi supostamente pensada com fundamento durante a concepção da identidade visual.

Uma boa prática é criar uma proporção de altura e espaçamento entre os elementos.

Escolher uma letra qualquer da tipografia, chamar sua altura de "altura X e adaptar todos os demais elementos e espaçamentos para terem seu tamanho múltiplo de X, como no exemplo abaixo da Telebrasília.

img

Espero ter ajudado.

Abçs,

Gustavo Diuana

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software