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Na prática, quem acaba sendo o PO?

Gostaria de saber quem, na prática, acaba assumindo o papel de Product Owner? É algum desenvolvedor do time que fica 100% comprometido só com isso? Ou um desenvolvedor que também programa?

Acho que minha maior dúvida é se o P.O. é alguém da própria empresa que está fazendo o projeto, que assume o papel de representar o cliente, ou se as vezes o cliente libera algum funcionário seu para ser P.O.

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Boa pergunta.

O PO precisa ser alguem que conhece bastante do problema/dominio. Há sim casos onde ele é um dos desenvolvedores, mas não vejo isso como sendo o mais comum. Por exemplo, se você está reformulando o sistema de RH da sua empresa, vai ser alguém do RH o PO.

Mas imagino que você esteja perguntando o que acontece dentro de uma empresa que cria software. O PO acaba sendo um dos "business analysts" que ficaram responsável por aquela empresa e entende bastante do problema. Sim, também pode ser alguém da empresa cliente, mas é difícil que essa empresa ofereça alguém com tanta disponibilidade para você.

O papel do PO é repassar a(s) necessidade(s) do cliente para a equipe de desenvolvimento, geralmente essa pessoa tem domínio das regras de negocio e defende o lado do cliente. Acredito que, quando o cliente não tenha essa pessoa na sua empresa, o ideal seria ele "O cliente" contratar uma analista de negócios para colher os requisitos e fazer o repasse, novamente essa pessoa defende o lado do cliente.

Na minha opinião (e entendimento) o P.O não pode ser um Desenv, visto que não seria "imparcial". O P.O tem que ser alguém fora da equipe de desenvolvimento (no caso de um software), alguém do lado do cliente, que mostre as reais necessidades e tenha autonomia na tomada de decisões. No local onde trabalho hoje, o P.O normalmente é o G.P do cliente, pois ele tem todo o conhecimento do negócio, mas nada impede que muitas vezes ele precise recorrer a alguém do "chão de fábrica" para tirar duvidas e ver o que melhor se encaixa, chegando num senso comum. Acho importante ser alguém que de fato entenda (e muito) do que o cliente realmente precisa, senão a entrega de fato não agrega valor.

Entendo que para ser um PO seria interessante alguém que tivesse conhecimento de negócio e ao mesmo tempo conhecimento técnico. Ele serve de ponte entre cliente e equipe e precisará muitas vezes ter as duas visões para dar resposta à ambos os lados.

O PO pode fazer parte da empresa de desenvolvimento ou então da empresa que compra o produto. O importante é ele conseguir entender as necessidades do produto e sua visão e compartilha-la com a equipe. O mais comum seria a empresa de desenvolvimento ter alguém que tenha mais relacionamento com a equipe, mas os dois caminhos são viáveis. Ele precisa realmente estar bem próximo da equipe.