Oi Jean, tudo bem? Muito do que o Jonas falou faz sentido, mas tudo tem seus prós e contras.
Concordo com você sobre a menção do instrutor ser errada, procurei e não encontrei os vídeos com o Workbench, talvez tenham sido até gravados mas por algum motivo não foram publicados.
No geral, precisamos tomar muito cuidado com algumas coisas. Em especial, quando usa-se uma ferramenta gráfica estamos nos prendendo a uma coisa que pode mudar bastante, a interface.
Acontece muito nos cursos de Android. O instrutor usa o Android Studio versão X, mas o aluno baixou uma versão mais recente Y e as vezes por causa que um botão mudou o ícone, mudou a posição, tem outro nome que quer dizer a mesma coisa ou até mesmo deixou de ter ícone e foi para um menu textual, acabamos tendo várias dúvidas e as vezes até reclamações por causa das diferenças.
A gente está pronto pra lhe dar com esse tipo de situação e até adicionamos observações nos cursos onde faz sentido pra que o curso não fique muito defasado com as atualizações das ferramentas.
Esse é um tipo de problema que as ferramentas de linha de comando quase não tem. É bem raro.
A questão didática tem justamente isso que o Jonas falou. Pra forçar a prática. assimilar os comandos, fixar bem.
Na faculdade uma vez o professor de programação disse uma frase que me deixou até surpreso no começo. A gente tava aprendendo a importância dos atributos privados e a questão dos métodos get e set pra só depois mostrar que o Eclipse IDE gerava tudo no automático. Ele nos disse o seguinte:
"Gente, se eu mostrasse tudo nos botões e atalhos da IDE, nós teríamos dois problemas: vocês não fixariam o conceito por trás e também ficariam presos a ideia de gerar no automático algo que vocês precisa pensar a respeito se faz sentido ou não".
Isso justifica a ausência de um curso usando o Workbench? De forma alguma. Acho sim que deveríamos ter um. Isso só explica o fato dos primeiros cursos não usarem a ferramenta, entende?
Eu vou procurar saber o que houve com a equipe, mas já deixo aqui minha sugestão. Já que você tem interesse pelo curso, sugira algo lá nas sugestões de cursos. Tem um link aqui no rodapé "sugira um curso", lá você pode fazer quaisquer sugestões de curso e votar nas sugestões dos colegas. A equipe está sempre avaliando essas sugestões. Quem sabe então, sua sugestão seja bem votada e esse curso seja lançado? Acho que vale a pena pelo menos tentar a sugestão.
O que acha?