Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
10
respostas

MySQL Workbench

O professor no primeiro vídeo do curso MySQL 2 menciona "uma aula anterior" que teria visto a manipulação de dados do banco através da ferramenta MySQL Workbench. Eu gostaria de ver este vídeo. Procurei e não encontrei. Onde posso encontrá-lo?

Eu gostaria de revisar a parte de modelagem de banco de dados de forma visual, pois para um banco de dados muito extenso ou complexo, é difícil de entendê-lo como um todo sem um modelo gráfico que melhor mostre o relacionamento entre as tabelas. Por sinal, se não existe, poderia ser feito um curso especificamente para isto! Fica a sugestão. Eu senti falta e outros alunos também podem sentir.

10 respostas

Boa tarde Jean!

São instrutores diferentes no 1º e 2º Curso de MySQL, geralmente aqui na Alura eles mantém o mesmo instrutor.

Creio que o Instrutor do 2º Curso tenha se referido a outro Curso que ele tenha gravado anteriormente, e não ao 1º Curso que está no site hoje.

Realmente seria bom um Curso que mostrasse a utilização de ferramentas gráficas; mas quem faz no terminal, faz em qualquer lugar.

Creio que o pessoal da Alura induza os estudantes a utilizar o terminal para forçar a repetição dos comandos e melhorar o aprendizado.

As ferramentas gráficas ajudam bastante, mas não é bom depender delas. Depois que você fixar os conceitos e souber fazer "na unha", aí você parte para utilizar uma ferramenta dessas, que vai te dar mais produtividade.

Eu mesmo já tive problemas numa situação parecida; por saber que tinha uma ferramenta (framework) que me permitia fazer "mais rápido" eu queria partir logo para ela, sem ter os conceitos bem assimilados. Não deu outra, quebrei a cara! Depois que entendi os conceitos, vi onde aquela ferramenta ia me ajudar no dia a dia. Vai por mim, é o melhor caminho! E não se preocupe, como eu disse antes, quem faz no terminal, faz em qualquer lugar!

Espero ter ajudado!

Abraço!

Boa Tarde!

Não concordo contigo Jonas. Saber fazer "na unha" é importante, mas as ferramentas ajudam a expandir e aceleram o trabalho. Você pode fazer tranquilamente um pequeno banco de dados apenas com o terminal, mas administrar um banco de dados maior e principalmente entender e documentar o relacionamento entre tabelas se torna bem difícil sem ferramentas de apoio e/ou modelos gráficos.

Tenho convicção que a Alura quer preparar seus alunos para o mercado. Saber modelar um bom banco de dados vai muito além de saber fazer alguns comandos em SQL.

Por fim, mencionar em uma aula algo sobre uma aula anterior que não existe (ou não existe mais) é um erro.

Oi Jean, tudo bem? Muito do que o Jonas falou faz sentido, mas tudo tem seus prós e contras.

Concordo com você sobre a menção do instrutor ser errada, procurei e não encontrei os vídeos com o Workbench, talvez tenham sido até gravados mas por algum motivo não foram publicados.

No geral, precisamos tomar muito cuidado com algumas coisas. Em especial, quando usa-se uma ferramenta gráfica estamos nos prendendo a uma coisa que pode mudar bastante, a interface.

Acontece muito nos cursos de Android. O instrutor usa o Android Studio versão X, mas o aluno baixou uma versão mais recente Y e as vezes por causa que um botão mudou o ícone, mudou a posição, tem outro nome que quer dizer a mesma coisa ou até mesmo deixou de ter ícone e foi para um menu textual, acabamos tendo várias dúvidas e as vezes até reclamações por causa das diferenças.

A gente está pronto pra lhe dar com esse tipo de situação e até adicionamos observações nos cursos onde faz sentido pra que o curso não fique muito defasado com as atualizações das ferramentas.

Esse é um tipo de problema que as ferramentas de linha de comando quase não tem. É bem raro.

A questão didática tem justamente isso que o Jonas falou. Pra forçar a prática. assimilar os comandos, fixar bem.

Na faculdade uma vez o professor de programação disse uma frase que me deixou até surpreso no começo. A gente tava aprendendo a importância dos atributos privados e a questão dos métodos get e set pra só depois mostrar que o Eclipse IDE gerava tudo no automático. Ele nos disse o seguinte:

"Gente, se eu mostrasse tudo nos botões e atalhos da IDE, nós teríamos dois problemas: vocês não fixariam o conceito por trás e também ficariam presos a ideia de gerar no automático algo que vocês precisa pensar a respeito se faz sentido ou não".

Isso justifica a ausência de um curso usando o Workbench? De forma alguma. Acho sim que deveríamos ter um. Isso só explica o fato dos primeiros cursos não usarem a ferramenta, entende?

Eu vou procurar saber o que houve com a equipe, mas já deixo aqui minha sugestão. Já que você tem interesse pelo curso, sugira algo lá nas sugestões de cursos. Tem um link aqui no rodapé "sugira um curso", lá você pode fazer quaisquer sugestões de curso e votar nas sugestões dos colegas. A equipe está sempre avaliando essas sugestões. Quem sabe então, sua sugestão seja bem votada e esse curso seja lançado? Acho que vale a pena pelo menos tentar a sugestão.

O que acha?

Bom dia Jean!

É bom discordar! :-)

Assim vemos pontos de vista diferentes do nosso e muitas vezes passamos a enxergar coisas que não víamos antes.

Realmente para um Banco de Dados grande fica inviável utilizar o terminal. O que eu quis dizer é que, aprender e utilizar uma determinada ferramenta é simples. O importante mesmo é aprender os conceitos. E quem domina os conceitos, consegue aprender mais facilmente a utilizar esta ou aquela ferramenta.

Não estou dizendo que é seu caso, mas vejo muita gente en TI apegada com essa ou aquela tecnologia. Tem uma coisa muito legal que aprendi aqui na Alura (Caelum, Casa do Código, hipsters.tech, etc.) foi a não me apegar com nenhuma tecnologia, eu foco nos conceitos, em em entender as coisas, fica muito mais fácil de aprender coisas novas e crescer como profissional, além de abrir o leque de oportunidades e de problemas que consigo resolver.

É verdade que é um erro. Tem como você sugerir uma melhoria para o curso. Eu mesmo já fiz isso e eles aceitaram!

Abraço!

Wanderson

Já ocorreu comigo esse tipo de situação, versões diferentes de ferramentas. Às vezes complica consideravelmente, mas aí o fórum ajuda bastante a desatar esses nós.

A melhor coisa dos cursos aqui da Alura é justamente a prática!

Eu tenho alguns cursos na Udemy, que também são bons, mas o nível aqui é outro. O pessoal se preocupa em criar toda uma experiência de aprendizado e crescimento, a gamificação, os pontos, o ranking, tudo isso ajuda a incentivar ainda mais os estudos; o fórum faz com que possamos ajudar e receber ajuda, quando a gente explica a gente aprende muito mais.

Que feedback legal esse seu Jonas. Fico feliz em poder ver seu feedback em primeira mão. Obrigado pelo carinho. Conta com a gente sempre aqui tá certo?

Eu é que agradeço Wanderson! Obrigado pela atenção!

Jean, dá um feedback pra gente aqui por favor?

solução!

Oi Wanderson e Jonas,

Eu acabei aprendendo por conta como fazer o modelo relacional no workbench e exportar para código sql, o que me permitiu fazer o banco de dados que eu tava querendo em algumas horas de trabalho. Se eu fosse fazer "na unha", teria levado semanas desenvolvendo, procurando e corrigindo erros.

Eu entendo o que vocês disseram e concordo com algumas coisas. Se não ficou claro, eu reforço: também acho importante saber fazer os comandos no terminal.

Ainda mantenho a opinião sobre o "gap" nos cursos de modelagem. A aula de modelagem de banco de dados com mysql da Alura não é ruim, mas talvez precisasse de um "modelagem 2" para entender melhor o "modelo ER" ou algum semelhante, independentemente de ferramenta. Com uma ferramenta que transforma sua modelagem em dump chega a ser ainda melhor. Uma "mão na roda". Talvez eu siga a orientação dada e coloque como uma sugestão de curso no local devido.

Agradeço a atenção de vocês.

Bom dia Jean!

O MySQL Workbench é bem simples de usar, eu também aprendi sozinho. Veja, não estamos defendendo que você não utilize ferramentas que melhoram sua produtividade, pelo contrário, tempo é dinheiro, e precisamos ser rápidos para entregar valor aos nossos clientes. Enfim, esses debates são muito enriquecedores pois aprendemos uns com os outros.

Obrigado pela atenção também!

Abraço!

Podemos considerar o tópico resolvido? Acho que sua resposta Jean, é a que indica a solução. Pode marcá-la como solução caso concorde.