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Movendo bolinha, sem permitir que "saia" do CANVAS

Fiz o código e implementei uma condição para que a bolinha não ultrapasse os limites do canvas, e permaneca visivel para o usuário

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    tela.style.backgroundColor = "lightblue";

    var x = 20;
    var y = 20;


    // taxa de incremento
    var taxa = 10;

    function desenhaCirculo(x, y, raio) {

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }


    function atualizaTela() {

        limpaTela();
        desenhaCirculo(x, y, 20);
    }

    setInterval(atualizaTela, 10);

    function leDoTeclado(evento) {
        if(evento.keyCode == 37){
            x = x-taxa;

        }   else if(evento.keyCode == 38){
            y = y - taxa;

            }   else if(evento.keyCode == 39){
                x = x+taxa;

                }   else if(evento.keyCode == 40){
                    y = y+taxa;

                    } 

        if(x < 20){
            x = 20;
        }
        if(x > 580){
            x = 580;
        }
        if(y < 20){
            y = 20;
        }
        if(y > 380){
            y = 380;
        }

    }

   document.onkeydown = leDoTeclado;

</script>
1 resposta
solução!

Oi Allan

Ficou muito bom!

Parabéns pelo empenho nos estudos!

Continue praticando e qualquer dúvida pode contar com a gente.