<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'white';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
// Posição inicial bolinha
var x = 20; var y = 20; var controlRaio = 10;
// códigos do teclado
var esquerda = 37; var cima = 38; var direita = 39; var baixo = 40;
var espaco = 32; var shift = 16; var control = 17;
// taxa de incremento
var taxa = 10;
function desenhaCirculo(x, y, raio) {
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
function atualizaTela() {
limpaTela();
desenhaCirculo(x, y, controlRaio);
}
setInterval(atualizaTela, 5);
function leDoTeclado(evento) {
//alert(evento.keyCode); para mostrar as teclas que você pode usar
if (evento.keyCode == 37) {x=x-taxa}
if (evento.keyCode == 39) {x=x+taxa}
if (evento.keyCode == 38) {y=y-taxa}
if (evento.keyCode == 40) {y=y+taxa}
if (evento.keyCode == 16) {controlRaio++;}
if (evento.keyCode == 17) {controlRaio--;}
}
document.onkeydown = leDoTeclado;
</script>