1
resposta

Momento dos projetos -

1. Um programa deve ser escrito para ler dois números e, em seguida, perguntar à pessoa usuária qual operação ele deseja realizar. O resultado da operação deve incluir informações sobre o número - se é par ou ímpar, positivo ou negativo e inteiro ou decimal.
# Leitura dos dois números
num1 = float(input("Digite o primeiro número: "))
num2 = float(input("Digite o segundo número: "))

# Escolha da operação
operacao = input("Escolha a operação (+, -, *, /): ")

# Realizando a operação
if operacao == "+":
    resultado = num1 + num2
elif operacao == "-":
    resultado = num1 - num2
elif operacao == "*":
    resultado = num1 * num2
elif operacao == "/":
    if num2 != 0:
        resultado = num1 / num2
    else:
        print("Erro: divisão por zero não é permitida.")
        resultado = None
else:
    print("Operação inválida.")
    resultado = None

# Se a operação deu certo, analisa o resultado
if resultado is not None:
    print("Resultado da operação:", resultado)

# Positivo ou negativo
    if resultado > 0:
        print("O resultado é positivo.")
    elif resultado < 0:
        print("O resultado é negativo.")
    else:
        print("O resultado é zero.")

# Inteiro ou decimal
    if resultado % 1 == 0:
        print("O resultado é inteiro.")
    else:
        print("O resultado é decimal.")

# Par ou ímpar (somente se for inteiro)
    if resultado % 1 == 0:
        if int(resultado) % 2 == 0:
            print("O resultado é par.")
        else:
            print("O resultado é ímpar.")
  1. Escreva um programa que peça à pessoa usuária três números que representam os lados de um triângulo. O programa deve informar se os valores podem ser utilizados para formar um triângulo e, caso afirmativo, se ele é equilátero, isósceles ou escaleno. Tenha em mente algumas dicas:
    Três lados formam um triângulo quando a soma de quaisquer dois lados for maior que o terceiro;
    Triângulo Equilátero: três lados iguais;
    Triângulo Isósceles: quaisquer dois lados iguais;
    Triângulo Escaleno: três lados diferentes.
# Leitura dos três lados do triângulo
lado1 = float(input("Digite o primeiro lado do triângulo: "))
lado2 = float(input("Digite o segundo lado do triângulo: "))
lado3 = float(input("Digite o terceiro lado do triângulo: "))

# Verificando se forma um triângulo
if (lado1 + lado2 > lado3) and (lado1 + lado3 > lado2) and (lado2 + lado3 > lado1):

print("Os valores formam um triângulo.")

# Verificando o tipo de triângulo
    if lado1 == lado2 == lado3:
        print("O triângulo é equilátero.")
    elif lado1 == lado2 or lado1 == lado3 or lado2 == lado3:
        print("O triângulo é isósceles.")
    else:
        print("O triângulo é escaleno.")

else:
    print("Os valores não formam um triângulo.")
  1. Um estabelecimento está vendendo combustíveis com descontos variados. Para o etanol, se a quantidade comprada for até 15 litros, o desconto será de 2% por litro. Caso contrário, será de 4% por litro. Para o diesel, se a quantidade comprada for até 15 litros, o desconto será de 3% por litro. Caso contrário, será de 5% por litro. O preço do litro de diesel é R$ 2,00 e o preço do litro de etanol é R$ 1,70. Escreva um programa que leia a quantidade de litros vendidos e o tipo de combustível (E para etanol e D para diesel) e calcule o valor a ser pago pelo cliente. Tenha em mente algumas dicas:
    O do valor do desconto será a multiplicação entre preço do litro, quantidade de litros e o valor do desconto.
    O valor a ser pago por um cliente será o resultado da multiplicação do preço do litro pela quantidade de litros menos o valor de desconto resultante do cálculo.
# Preços dos combustíveis
preco_etanol = 1.70
preco_diesel = 2.00

# Entrada de dados
litros = float(input("Digite a quantidade de litros vendidos: "))
tipo = input("Digite o tipo de combustível (E para etanol, D para diesel): ").upper()

# Cálculo do valor a pagar
if tipo == "E":
    if litros <= 15:
        desconto = 0.02
    else:
        desconto = 0.04

valor_bruto = preco_etanol * litros
    valor_desconto = valor_bruto * desconto
    valor_final = valor_bruto - valor_desconto

print("Combustível: Etanol")

elif tipo == "D":
    if litros <= 15:
        desconto = 0.03
    else:
        desconto = 0.05

valor_bruto = preco_diesel * litros
    valor_desconto = valor_bruto * desconto
    valor_final = valor_bruto - valor_desconto

print("Combustível: Diesel")

else:
    print("Tipo de combustível inválido.")
    valor_final = None

# Exibindo o valor final
if valor_final is not None:
    print("Valor a ser pago: R$", round(valor_final, 2))

Eu tive uma dificuldade absurda pra fazer essa segunda parte dos exercícios. Parece que não entrava na minha cabeça a lógica por trás, procurei e pedi para o chatgpt me explicar como se eu fosse uma criança. E continuo confusa.

1 resposta

Olá, Nathália! Como vai?

Primeiramente, te parabenizo pela jornada de aprender algo novo! Durante esse processo, é comum a gente lidar com algumas dificuldades, a aprendizagem é um exercício contínuo e que cada pessoa vive de maneira diferente.

E sobre os desafios, o objetivo deles é te incentivar na aplicação dos conceitos aprendidos de maneira mais ampla. Mas tem um fator muito peculiar nisso tudo, que é te preparar para os desafios da vida real!

Na vida profissional, por vezes teremos que lidar com situações inusitadas que nos levam a pesquisar e buscar por algo novo. Toda essa experiência, que te projeta para o novo e te desafia, é muito bem-vinda e necessária para te fazer um profissional capaz e resiliente no contexto acadêmico ou corporativo.

Dicas

Uma dica crucial que posso te dar é aplicar um estudo ativo, que vai além de assistir somente. Então vá no seu ritmo pausando a aula, execute e compreenda todo o código que está sendo ensinado, também faça suas próprias anotações (explicando com as suas palavras). Esse processo é muito eficiente, não só para aprender, mas também para revisitar o material posteriormente.

"Mas, Daniel... Eu tenho facilidade em me perder durante a aula!"

Se esse é o seu caso, eu recomendo uma segunda alternativa ainda mais poderosa: Assistir toda a aula apenas prestando muita atenção no que está sendo falado. E, só depois, você assiste uma segunda vez fazendo tudo que está sendo abordado. Esse é um método de reforço! Ao ver algo pela segunda vez, você está facilitando a transição desse conhecimento da memória de curto prazo para a memória de longo prazo.

Dividir para Conquistar

E uma sugestão para a interpretação dos desafios: aplique a técnica Dividir para Conquistar. Essa técnica consiste em quebrar um problema grande em subproblemas menores, resolvê-los de forma independente e então combinar os resultados. Observe a imagem abaixo:

Fluxograma ilustrando o algoritmo de divisão e conquista: Um problema central se divide em subproblemas, resolvido e combinado para uma solução final.

A ideia é:

1. Dividir um grande problema em n subproblemas
  2. Resolver esses subproblemas (obtendo subsoluções)
  3. Combinar essas subsoluções e obter a grande solução

Minhas considerações finais

Por fim, seja gentil consigo mesmo nesse processo! Lembre-se de que o aprendizado não é uma linha reta, tem altos e baixos. Momentos em que tudo parece travar e outros em que, de repente, as peças se encaixam. Quando sentir que algo está complicado demais, respire fundo, dê uma pausa e volte com calma depois.

Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado