Se o Lógico está incorreto, então o conceitual seria ainda mais incorreto, desta forma o modelo físico seria o mais adequado, não?
Se o Lógico está incorreto, então o conceitual seria ainda mais incorreto, desta forma o modelo físico seria o mais adequado, não?
Oii, Alexandre! Tudo joia?
De fato este conteúdo é um pouco confuso no início, mas conforme temos mais contato vai tornando naturalmente mais fácil. Vamos tentar entender melhor!
Revisando os conceitos de cada modelo:
Modelo Conceitual: Onde são definidos as entidades e os relacionamentos, sem se preocupar com detalhes de implementação. Ele não projeta o esquema interno do banco de dados, mas sim o esquema conceitual.
Modelo Lógico: É uma transição entre o conceitual e o físico, onde são definidas as tabelas, colunas, tipos de dados e chaves. Ele detalha mais que o conceitual, mas ainda é independente da tecnologia de banco de dados específica.
Modelo Físico: Implementa o banco de dados no sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD). Ele inclui todos os detalhes técnicos necessários para a criação do banco, como índices, restrições, triggers e outros objetos específicos do SGBD.
Resumindo, caso o modelo lógico estivesse incorreto, o modelo conceitual pode não necessariamente estar mais incorreto, pois eles servem propósitos diferentes. O modelo lógico de dados é essencial para descrever as tabelas de dados, as colunas das tabelas e os relacionamentos entre elas. Ele é uma etapa importante na modelagem de banco de dados, mesmo que o modelo físico seja mais detalhado, e sua correção depende da precisão dos modelos anteriores.
Reuni alguns links que podem te ajudar a aprofundar os estudos sobre os tipos de modelos:
Espero ter ajudado a compreender melhor. Qualquer dúvida, compartilhe no fórum para podermos te ajudar.
Bons estudos, Alexandre!
Muito boa a explicação, me fez compreender melhor a diferença entre cada modelo!