4
respostas

Minha solução

desafio 1:

void calcularOperacoes()
{
    float numero1 = 0;
    float numero2 = 0;
    float adicao = 0;
    float subtracao = 0;
    float multiplicacao = 0;
    float divisao = 0;
    float resto = 0;

Console.WriteLine("Calcule as 4 operações aritiméticas em ponto flutuante:\n");
    Console.Write("Digite o primeiro valor: ");
    numero1 = float.Parse(Console.ReadLine()!);

Console.Write("Digite o segundo valor.: ");
    numero2 = float.Parse(Console.ReadLine()!);

adicao = numero1 + numero2;
    subtracao = numero1 - numero2;
    multiplicacao = numero1 * numero2;
    divisao = numero1 / numero2;
    resto = numero1 % numero2;

Console.WriteLine(
                      $"Adição (+).............: {numero1} + {numero2} = {adicao}\n"
                    + $"Subtração (-)..........: {numero1} - {numero2} = {subtracao}\n"
                    + $"Multiplicação (*)......: {numero1} * {numero2} = {multiplicacao}\n"
                    + $"Divisão (/)............: {numero1} / {numero2} = {divisao}\n"
                    + $"Resto da divisão (%)...: {numero1} % {numero2} = {resto}");

}

calcularOperacoes();
4 respostas

Olá, Paulo, bom dia!

Você está no caminho certo com a sua solução para o desafio de calcular as operações aritméticas básicas. O seu código está bem estruturado e cumpre o objetivo de realizar as quatro operações básicas entre dois números de ponto flutuante.

Vou comentar alguns pontos que você pode considerar para melhorar ainda mais o seu código:

1. Validação de Entrada: Atualmente, o código assume que a entrada do usuário será sempre válida. Para tornar o programa mais robusto, você pode adicionar uma verificação para garantir que a entrada seja realmente um número. Isso pode ser feito usando float.TryParse em vez de float.Parse, pois o primeiro não lança exceção e tende a ser mais seguro para tratar a entrda de usuários no console..

while (!float.TryParse(Console.ReadLine(), out numero1))
    {
        Console.WriteLine("Entrada inválida. Por favor, digite um número válido.");
    }

2. Divisão por Zero: O seu código está funcionando, mas seria interessante tratar este ponto:

if (numero2 != 0)
    {
        divisao = numero1 / numero2;
        resto = numero1 % numero2;
        Console.WriteLine($"Divisão (/)............: {numero1} / {numero2} = {divisao}\n"
                        + $"Resto da divisão (%)...: {numero1} % {numero2} = {resto}");
    }
    else
    {
        Console.WriteLine("Divisão por zero não é permitida.");
    }

Lembrando, que essas melhorias não são obrigatórias, mas podem ajudar a tornar seu programa mais robusto e amigável para o usuário.

Espero ter ajudado e bons estudos!

desafio 2: No caso fiz o desafio 2 junto com os requisitos do desafio 3 rsssss

void ListaBandas()
{
    List<string> bandas = new List<string>();

Console.WriteLine("Digite o nome de 5 bandas que você gosta:\n");

for (int i = 0; i < 5; i++)
    {
        Console.Write($"Banda {i + 1}:");
        string banda = Console.ReadLine();
        bandas.Add(banda);
    }

Console.WriteLine("\nExibir lista de Bandas");

foreach (string lista in bandas)
    {
        Console.WriteLine($"Nome da Banda....: {lista}");

}
    Thread.Sleep(2000);
}

ListaBandas();

Realmente eu pensei em fazer o tratamento dos dados. Como uso em Python, JS e Java no caso pensei em usar o try, catch, mas, por saber de certas diferenças da linguagem, as vezes prefiro aguardar para aprender mais. como por exemplo o nas aulas, para mim, usar uma string e depois um int e vice versa parece muito trabalhoso, prefiro trabalhar direto com o valor numérico ou a string usando o tratamento de erro, talvez por costume de já programar. Esse curso está me servindo de ajuda para conhecer a linguagem, para que eu não chegue na faculdade (FIAP) neste ano (2º ano de Analise/Paulista/ Noturno) , que terei essa linguagem como matéria, como se eu estivesse caindo de paraquedas, não sou muito fã disso. prefiro me preparar e garantir excelentes notas.

Agradeço imensamente as dica!!!!

abaixo vou postando os outros desafios enquanto faço eles!

desafio 4 - fiz ele de duas formas diretamente no for e com o uso da quantidade de itens que o usuário desejasse digitar:

// somar os elementos inteiros de uma lista 

void SomaInteiros()
{
    List<int> inteiros = new List<int> { 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 };

int soma = inteiros.Sum();

Console.WriteLine($"A soma dos elementos é: {soma}");
}

// ou

void SomaLista()
{
    List<int> inteiros = new List<int>();

Console.Write("Digite a quantidade de itens da da lista: ");