2
respostas

Minha resposta foi dado como errada!!!

Ao fazer o check point N3 da carreira de SRE, nessa pergunta eu marquei a opção D e no final foi dado como errada, mas aí eu fui ver nas outras opções para saber qual a correta, mas foi dado como correta a B, que no meu entendimento, algo sem documentação, sem automação e confiar na ação humana está errada para essa situação.
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas

Bom dia,

A questão não está perguntando “qual é a melhor prática de SRE”, e sim qual abordagem o curso espera como resposta dentro do escopo do checkpoint. No Checkpoint SRE N3, essa pergunta está alinhada a um viés mais processual e humano, e não a uma solução completa de engenharia.

Por que a D foi considerada errada:
A alternativa D descreve um cenário ideal e maduro de SRE: automação, versionamento, rollback automatizado, testes contínuos e monitoramento. Isso está correto, mas vai além do que o checkpoint quer validar. A prova não está avaliando capacidade de desenhar uma arquitetura robusta, e sim compreensão de princípios básicos apresentados no curso, especialmente em situações onde processos e pessoas ainda não estão maduros tecnicamente.

Por que a B foi considerada correta pelo gabarito
Dentro da lógica da prova, a B reforça algo que o curso bate bastante: preparação da equipe, aprendizado contínuo e resposta a incidentes baseada em experiência operacional. O checkpoint trata rollback mais como capacidade organizacional do que como pipeline automatizado. Ou seja, o gabarito assume um cenário simplificado onde o foco é treinar pessoas para lidar com falhas, não projetar um sistema resiliente completo.

ABÇS.

Não sei se leu o questão mas fala em IMPLEMENTAR DE ROLLBACK, e não de QUAL A MELHOR PRÁTICA. Sem contar que a alternativa B fala que "sem necessidade de documentar os processos", como eu vou implantar uma melhoria e não vou documentar.