Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Minha prática de gravação

Ao colocar em prática o que vimos em aula, percebi como é importante planejar cada detalhe da gravação. Primeiro, observei o espaço disponível e organizei o ambiente, pensando na iluminação, nos possíveis ruídos e no que poderia aparecer no fundo da cena. Depois, defini a posição da pessoa em destaque e a distância da câmera, ajustando conforme o enquadramento que eu queria atingir.
Também considerei a ação que seria gravada: para destacar expressões e transmitir emoção, usei o primeiro plano; para mostrar interações, preferi o plano médio; e, quando quis dar mais contexto, recorri ao plano geral.
Essa experiência me mostrou na prática como a escolha do enquadramento e o planejamento influenciam diretamente no resultado final da gravação.

1 resposta
solução!

Olá, Érika, como vai?

O que você relatou é exatamente um exercício essencial em filmmaking: observar o ambiente, planejar a cena e escolher os enquadramentos de forma consciente faz toda a diferença no resultado final. O primeiro plano realmente ajuda a captar emoções e detalhes do rosto, enquanto o plano médio permite mostrar interações entre personagens, e o plano geral contextualiza o espaço e a ação.

Um exemplo prático é em uma cena de diálogo: começar com um plano geral para situar o espectador, alternar para o plano médio durante a conversa e usar o primeiro plano em momentos de tensão ou emoção intensa.

O fórum está à disposição para você compartilhar suas experiências e tirar dúvidas sobre outras práticas de gravação.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!