fiz um exercicio com o tema proposto e gostaria de compartilhar com vcs:
Passo 1: Reflexão inicial
Estava muito tenso em uma parte da minha apresentação que falava sobre créditos de carbono e como calculá-lo. Havia vários assuntos que dominava mas esta parte, que não poderia ser retirada me assustava. Procurei falar com calma mas inevitavelmente a segurança no asssunto sumiu e nitidamente não alcançou o objetivo desejado.
Na época adotei o midset fixo de falar o mínimo e não avançar muito no assunto desejando que ninguém abordasse nada sobre o assunto. Inevitavelmente transpassei insegurança. Com a tecnica do mindset do conhecimento eu faria as perguntas mais difíceis sobre o assunto e procuraria com muito afinco responder para mim mesmo essas perguntas que ainda não sei.
Passo 2: Experimentação
Tema: Desafios para a energia eólica offshore no Brasil - vale a pena investir no mar?
Abordagem 1 - Geração renovável de energia elétrica seja lá onde estiver
Abordagem 2 - Geração de empregos, impactos ambientais, geração de renda e segurança energética
Racunho 1
- Panorama da Energia eólica offshore no mundo
- O que foi alcançado na energia eólica no Brasil nos últimos vinte e cinco anos
- Por que gerar energia elétrica renovável no mar: vantagens e desvantagens
- O que se ganha, o que se perde?
- Quais os concorrentes renováveis para energia eólica offshore no Brasil?
- Será que é somente uma questão de preço?
Passo 3: Apresentação e feedback
Acrescentaria algumas perguntas de base para coleta de críticas:
O que mais gostou na apresentação?
Quais partes foram menos claras ou menos envolventes?
O que poderia ser melhorado nos elementos visuais?
Você entendeu o que eu estava dizendo?
O texto estava claro?
Passo 4: Reflexão e ajustes
Sempre eu faço preliminares da minha apresentação para grupos de amigos, principalmente se o assunto tratado for o resultado de um trabalho em grupo. Apesar de pensamentos diferentes sobre como implementar uma informação no slide entendo que menos é sempre mais e convencer os meus colegas de seguir esta linha de raciocínio é uma foram muito poderosa de fortalecimento na hora da apresentação.
Passo 5: Autoavaliação
Toda vez que sinto dúvidas ou insegurança em um slide ou uma informação chave (a informação propriamente dita ou mesmo como transmiti-la) preciso pensar fora da caixa e proponho para mim mesmo formas de dar um novo significado ao que estou fazendo.
As vezes paro e criou outro slide totalmente fora da concepção inicial para que novos paradigmas possam trazer novas ideias.
Considerações pessoais:
Como você lidou com as críticas e o feedback?
- No fundo no fundo queremos fazer o que achamos que é o certo (muitas vezes sou eu mesmo que vou fazer a apresentação) mas descobri que a humildade de ouvir outros, ponderar novas ideias e ter a mente aberta para novas possibilidades são pavimentações de experiências incríveis, tanto pessoais como profissionais.
Quais melhorias você notou na sua apresentação?
- Mais segurança para passar as ideias focando no público alvo dominando e usando melhor o tempo disponibilizado para apresentação.
Como você se sente em relação à sua evolução como apresentador?
- HOje sou muito melhor na apresentação das informações. Treino muito antes e procuro ser criativo e atento aos limitantes de tempo e de público alvo.