Falta pouco!

0 dias

0 horas

0 min

0 seg

1
resposta

Mindset de crescimento

fiz um exercicio com o tema proposto e gostaria de compartilhar com vcs:

Passo 1: Reflexão inicial

Estava muito tenso em uma parte da minha apresentação que falava sobre créditos de carbono e como calculá-lo. Havia vários assuntos que dominava mas esta parte, que não poderia ser retirada me assustava. Procurei falar com calma mas inevitavelmente a segurança no asssunto sumiu e nitidamente não alcançou o objetivo desejado.
Na época adotei o midset fixo de falar o mínimo e não avançar muito no assunto desejando que ninguém abordasse nada sobre o assunto. Inevitavelmente transpassei insegurança. Com a tecnica do mindset do conhecimento eu faria as perguntas mais difíceis sobre o assunto e procuraria com muito afinco responder para mim mesmo essas perguntas que ainda não sei.
Passo 2: Experimentação

Tema: Desafios para a energia eólica offshore no Brasil - vale a pena investir no mar?
Abordagem 1 - Geração renovável de energia elétrica seja lá onde estiver
Abordagem 2 - Geração de empregos, impactos ambientais, geração de renda e segurança energética

Racunho 1

• Panorama da Energia eólica offshore no mundo
  • O que foi alcançado na energia eólica no Brasil nos últimos vinte e cinco anos
  • Por que gerar energia elétrica renovável no mar: vantagens e desvantagens
  • O que se ganha, o que se perde?
  • Quais os concorrentes renováveis para energia eólica offshore no Brasil?
  • Será que é somente uma questão de preço?

Passo 3: Apresentação e feedback

Acrescentaria algumas perguntas de base para coleta de críticas:

O que mais gostou na apresentação?
Quais partes foram menos claras ou menos envolventes?
O que poderia ser melhorado nos elementos visuais?
Você entendeu o que eu estava dizendo?
O texto estava claro?

Passo 4: Reflexão e ajustes

Sempre eu faço preliminares da minha apresentação para grupos de amigos, principalmente se o assunto tratado for o resultado de um trabalho em grupo. Apesar de pensamentos diferentes sobre como implementar uma informação no slide entendo que menos é sempre mais e convencer os meus colegas de seguir esta linha de raciocínio é uma foram muito poderosa de fortalecimento na hora da apresentação.

Passo 5: Autoavaliação

Toda vez que sinto dúvidas ou insegurança em um slide ou uma informação chave (a informação propriamente dita ou mesmo como transmiti-la) preciso pensar fora da caixa e proponho para mim mesmo formas de dar um novo significado ao que estou fazendo.
As vezes paro e criou outro slide totalmente fora da concepção inicial para que novos paradigmas possam trazer novas ideias.

Considerações pessoais:

Como você lidou com as críticas e o feedback?

• No fundo no fundo queremos fazer o que achamos que é o certo (muitas vezes sou eu mesmo que vou fazer a apresentação) mas descobri que a humildade de ouvir outros, ponderar novas ideias e ter a mente aberta para novas possibilidades são pavimentações de experiências incríveis, tanto pessoais como profissionais.

Quais melhorias você notou na sua apresentação?

• Mais segurança para passar as ideias focando no público alvo dominando e usando melhor o tempo disponibilizado para apresentação.

Como você se sente em relação à sua evolução como apresentador?

• HOje sou muito melhor na apresentação das informações. Treino muito antes e procuro ser criativo e atento aos limitantes de tempo e de público alvo.
1 resposta

Olá! Como vai?

Que relato inspirador e cheio de autenticidade, Ricardo!

Sua resposta mostra uma reflexão profunda sobre os desafios enfrentados, uma estrutura clara e bem organizada para aprimorar a apresentação e uma valorização do feedback como ferramenta de crescimento. Esses elementos revelam comprometimento, humildade e criatividade na busca por melhoria contínua!

Uma sugestão seria incluir exemplos visuais dos ajustes realizados nos slides, para ilustrar como as mudanças impactaram a clareza e o engajamento da apresentação.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!