Estou tentando fazer algumas mudanças pessoais no programa, para treinar, porém não estou conseguindo achar uma forma de randomizar os movimentos da raquete do oponente, só consigo ajustá-lo para acertar todas ou errar todas as defesas, pode me ajudar?
//Variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 20;
let raio = diametro/2;
//Variáveis das Raquetes
let altura = 100;
let largura = 10;
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let atraso = 0;
//Variáveis de Movimento
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
let velocidadeYOponente;
//Placar
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete,yRaquete);
movimentaRaquete();
verificaColisaoRaquete();
mostraRaquete(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente);
movimentaOponente();
verificaColisaoOponente();
incluiPlacar();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha,yBolinha,diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda(){
if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio <0){
velocidadeXBolinha *= -1;}
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio <0){
velocidadeYBolinha *= -1;}
}
function mostraRaquete(x,y){
rect(x,y,largura,altura)
}
function movimentaRaquete(){
if(keyIsDown(UP_ARROW))
yRaquete -= 7;
if(keyIsDown(DOWN_ARROW))
yRaquete += 7;
}
function verificaColisaoRaquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + largura && yBolinha - raio < yRaquete + altura && yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function movimentaOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha -yRaqueteOponente -largura/ 2 - 120;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;
}
function verificaColisaoOponente(){
if (xBolinha + raio > xRaqueteOponente && yBolinha - raio < yRaqueteOponente + altura && yBolinha + raio > yRaqueteOponente){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function incluiPlacar(){
textAlign(CENTER);
fill(255);
text(meusPontos, 200, 26);
text(pontosOponente, 400, 26);
}
function marcaPonto(){
if( xBolinha > 590){
meusPontos += 1;
}
if( xBolinha < 10){
pontosOponente += 1;
}
}