1
resposta

Metodo dos 100 Pontos

Oi Gente :)

1 - 105 ptos na soma final do exemplo rsrs ( mas eu entendi que foi o exemplo de cabeça ali)

2- DÚVIDA: Quais são os critérios que regem a distribuição dos pontos entre as histórias e/ou épicos. É um critério pessoal e aleatório? O indivíduo pode numa história dar uma pontuação 1 e na outra 80? Essa pontuação também é baseada no quê esforço, complexidade, valor, importância?

Uma vez que realizei essa distribuição de pontos e identifiquei que a história A = 30 ptos, B = 5 ptos, C = 5 ptos, D = 60ptos. Ou seja, percebe-se que nessa distribuição a D é a primeira que eu deveria puxar, mas e se eu tiver uma dependência das 3 primeiras atividades? O método de ptos já deixou de fazer sentido é isso? (ou não entendi muito bem a aplicabilidade ou como o fazer?)

1 resposta

Olá, Nathalia. Tudo bem?

Obrigada pelo feedback, realmente foi o momento da explicação e passou os pontos, irei sinalizar o time para escrever uma errata.

E no meu entendimento, a distribuição dos pontos acontecem com critérios pessoais e profissionais, ou seja, vai acontecer considerando os critérios de valor, risco e dependência e o entendimento e engajamento das pessoas no projeto.

Por exemplo, na construção de uma casa, serão dados 100 pontos para serem distribuídos, primeiro essas pessoas precisam conhecer o projeto e segundo devem distribuir os pontos levando em consideração os critérios. Pois, assim as diferenças nas distribuições dos pontos nas atividades serão menores e as escolhas mais racionais.

Se alguma atividade depende de outra para funcionar é preciso verificar qual vem primeiro para tangibilizar a entregar, nesse sentido vejo um ponto de atenção na aplicabilidade, mas não que a técnica tenha perdido sentido.

Considero importante também, verificar qual técnica de priorização se encaixa melhor na realidade do time.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software