Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Mercado de Trabalho UX Design

Ola colegas e professores. Estou pesquisando referente a área de trabalho de UX Design, e encontro muitas vagas. Percebi que a maioria das vagas tem o pré-requisito de conhecimento em programação ( HTML, JavaScript, etc ). O conhecimento em programação é de extrema importância para o UX Design ou apenas um plus?

Desde já agradeço.

2 respostas
solução!

Oi Murilo, tudo bem?

Essa parte em desenvolvimento de front-end (HTML e CSS) tem sido considerado diferencial em muitas vagas que vejo por aí.

Porém, cada vez mais o UX designer que saiba além de conversar com os devs fronts do time mas também prototipar direto em código, tem sido requisitado por aí, principalmente no Brasil e em empresas/startups menores em que o UX tem que "se virar" (triste ao meu ver, mas é o que acontece).

Recomendo que você faça os cursos iniciais da carreira de dev front-end para ficar pronto nessa área também.

O JavaScript especificamente eu considero um plus plus para quem quer seguir como UX designer, e a tendência é você se separar mais do código dependendo da área de atuação dentro da UX. Um UX Researcher por exemplo não vejo motivos práticos para saber JS.

Espero que tenha ajudado e que esteja gostando dos cursos de UX aqui!

Abcs!

Oi Murilo, Acredito na velha história de ser impossível ser bom em tudo. São áreas diferentes, e seria inviável ter apenas um profissional para atender todas as demandas. Porém o profissional de UX tem sim que ter um conhecimento básico em todas as áreas, para saber o que propor, por onde pisar em determinado projeto. Assim como conhecimentos em interface etc.

Minha dica seria não se prender a esses requisitos, e tentar tirar esta dúvida na entrevista, sempre deixando claro seus objetivos na empresa.

Boa sorte!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software