Se eu estou em um curso de Linux. É pq eu não sei nada ou pouco de Linux. E existe a possibilidade de eu também saber pouco ou nada de algumas outras coisas que são passadas de rolo compressor na didática.
Você já entra executando um git clone, de um repositório que nem está disponibilizado e sai executando comandos em sequência.
Se o aluno deste curso precisa ter conhecimentos em git/github ou já saber alguma coisa prévia sobre terminal, você deveria informar como pré-requisito no curso. Porque a princípio, ele pode nem ter um conta no github, certo? Ele pode nem saber o que é! E tudo mais que não é informado como pré-requisito, deve ser levado em consideração que o aluno pode não saber como se executa.
Eu por acaso tenho o github instalado e configurado corretamente no meu ambiente Windows, mas já de cara, quando abro o terminal do Ubuntu e faço o git clone de um projeto no meu repositório da erro de licença SSH. Daí o cara que não sabe nada de Linux faz oq ?
Tem que parar o curso para procurar ajuda nos fóruns e/ou externamente...
Claro que em todo tipo de aula, deve-se complementar os ensinamentos com conhecimentos externos, mas a principio, deveriam ser complementos da aula e não essenciais para poder continuar com o que se está aprendendo.
Olha os posts aqui neste fórum. Os alunos ficam perdidos...
Um deles perguntou:
O que significa o .\ ?
uma pergunta que apesar de básica, é muito justa... não foi explicado e em nenhum lugar anteriormente foi dito que ele deveria já saber
Talvez com o caminhar do curso, esse git clone seja essencial, não sei! Mas a princípio, para aula de abertura, seria ideal criar diretórios simples como os comando mkdir, ou simplesmente disponibilizar uma árvore de diretórios para baixar
Ps.: Não quero parecer grosseiro com meu post. Apenas estou expressando aqui minhas opiniões. Se fui de alguma forma ofensivo, eu gostaria de saber.