Eu tenho duas perguntas estritamente relacionadas a PROCESSAMENTO, sem me preocupar tanto com semântica ou estrutura de código:
Pensando estritamente em ganho de eficiência (diminuir a demanda de processamento) o que seria melhor para o código do jogo: a. manter várias linhas para desenhar e movimentar os diversos carros (no exemplo da aula temos apenas 3 carros, mas se fosse uma quantidade maior ficaria impraticável um código tão extenso); ou b. criar um array de carros e iterar por ele quando quisesse desenhá-los e movimentá-los?
Na aula o professor chamou a função voltaPosicaoInicialDoCarro dentro da função draw. Há algum ganho (ou perda) de processamento se eu chamar essa função dentro da função movimentaCarro (o resultado final é o mesmo, mas não sei onde é mais eficiente, se é que há diferença)?
Código dessas duas funções:
function movimentaCarro(){
xCarro -= velocidadeCarro1;
xCarro2 -= velocidadeCarro2;
xCarro3 -= velocidadeCarro3;
// voltaPosicaoInicialDoCarro() -> eu chamei a função aqui e deu certo
}
function voltaPosicaoInicialDoCarro(){
if (xCarro < -50){
xCarro = 600
}
if (xCarro2 < -50){
xCarro2 = 600
}
if (xCarro3 < -50){
xCarro3 = 600
}
}
P.S.: eu entendo que como o nosso código é pequeno a diferença é ínfima, mas a ideia serve também para códigos maiores...