Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Melhor maneira de fazer sincronização de dados em diferentes bancos de dados

Olá a todos, tenho um requisito que devo atender e estou lutando para encontrar / pensar na melhor maneira de fazê-lo. Ficaria feliz se alguém pudesse me indicar a direção certa.

O cenário é que eu tenho um banco de dados PostgreSQL na nuvem e preciso sincronizar esses dados PostgreSQL para vários dispositivos (posso escolher qual banco de dados eu quero para esses dispositivos) com restrições de acesso, porque esse banco de dados em nuvem possui dados de vários usuários e eu preciso apenas de dados específicos do usuário.

No momento estou pensando em implementar desta forma: Usando Airbyte (Que tem Data Integration para replicação) para replicar dados de PostgreSQL para MongoDB e usando MongoDB Data Sync entre bancos de dados MongoDB, nos meus usuários locais e na nuvem com o MongoDB replicado dados do PostgreSQL.

Não estou pensando em implementar manualmente esse recurso, pois a consistência dos dados é importante aqui, a necessidade de sincronização é um recurso para que o aplicativo local tenha sempre uma fonte de dados e continue funcionando mesmo sem conexão com a Internet.

Eu realmente preciso de sincronização de dados no meu caso, porque precisarei fazer alguma transformação de dados entre bancos de dados.

Existe uma solução melhor?

1 resposta
solução!

Oi, Anderson! Tudo bem?

Peço desculpas pela demora em te responder.

A sua ideia é bem bacana e é válida para o cenário que você compartilhou!

O Airbyte é uma ferramenta de integração de dados de código aberto que pode trabalhar muito bem com PostgreSQL e MongoDB. No que tange às restrições, você pode configurar permissões de acesso aos recursos do Airbyte por meio das configurações do sistema operacional ou do ambiente de execução em que o Airbyte está hospedado.

Além disso, como o MongoDB Sync é uma ferramenta oficial fornecida pela MongoDB que permite a replicação de dados entre bancos de dados MongoDB, sua utilização e configuração acabam sendo menos complexas, basta seguir a documentação oficial do MongoDB Sync para fazer isso em seu ambiente!

Toda essa estrutura estabelecerá um fluxo de sincronização de dados entre os bancos de dados PostgreSQL e MongoDB, aplicando restrições de acesso apropriadas, utilizando o Airbyte e MongoDB Sync, se mostram uma ótima solução.

No entanto, vale enfatizar a importância dos testes. Ao longo desse processo de decisão de ferramentas, testar na prática o funcionamento destas é um ponto muito importante — auxiliando, inclusive, na decisão final.

Anderson, espero que isso possa ajudar em seu requisito! Tenho certeza que você conseguirá concluí-lo com sucesso.

Se surgirem novas dúvidas, fico à disposição.

Um forte abraço.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software