Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Medida % e position absolute.

Na w3schools a descrição da position absolute é a seguinte

absolute:    The element is positioned relative to its first positioned (not static) ancestor element

Ou seja, o elemento vai ser posicionado relativo ao primeiro ancestral que tenha um position definido(por tanto que não seja estático), logo com isso as medidas % vão tomar como referência o ancestral que tenha esse position definido. Eu fiz alguns testes e notei que por padrão o elemento que tem position definido não é o body e o html e sim algum elemento que tem uma hierarquia maior que ambos, porem no documento html a maior hierarquia que eu tinha escrito era o html. Ai que mora duvida, se o elemento que vem com position definido por padrão não é o html e sim algum com hierarquia maior, então qual seria esse elemento ?

3 respostas

Oi Leonardo, acho que eu não entendi direito a sua dúvida, como que você descobriu que por padrão o elemento que tem position definido não é o body e o html?

solução!

Bom dia, Leonardo! Tudo certo, cara? =)

Conforme você mesmo disse, o position: absolute é utilizado para posicionar os elementos na página, de acordo com o primeiro elemento ancestral que tenha algum posicionamento diferente de static. Acontece que se nenhum desses ancestrais tiver um position definido diferente de static, o elemento será posicionado de acordo com a viewport, ou seja, a área visível para o usuário, sacou? =)

Espero ter ajudado, mas qualquer dúvida não deixe de postar por aqui! =)

Abraço e bons estudos,

Fábio

Philippe Ehlert, eu descobri quando vi que o valor na unidade % no primeiro elemento que coloquei a position:absolut não estavam herdando valores nem do html nem do body, logo esses dois elementos estavam por padrão com position:static .