Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Matriz DimensãoxIndicador - Indicador numérico inexistente

Olá pessoal! Sobre a construção da matriz Dimensão x Indicador:

Como montar a matriz para um indicador que "não existe" consolidado na fonte? Explico: Como colocar na linha da matriz o indicador produtividade, sendo que não temos esse número diretamente das fontes de dado. Exemplo: na fonte de dados, existem 17 registros que o empregado X acessou o sistema Y no dia/hora Z. Nesse caso, consideramos que a produtividade dele foi 17. Mas acontece que esse número 17 não existe consolidado na fonte. Mesmo assim, posso construir minha matriz como no exemplo abaixo?

                    EMPREGADO    SISTEMA ACESSADO    FILIAL        DATA(DIA/HORA)

PRODUTIVIDADE X X X X

5 respostas

Oii Otalivio, tudo bom?

Cara, nesse caso específico, tem como construir sim. Entretanto, é necessário que você tenha um conhecimento prévio de SQL, pois isso pode ser feito com uma procedure que conta quantas vezes foi acessado o sistema por tal funcionário.

Espero ter ajudado. Qualquer coisa me fale, tá bom? :)

Olá, Maria Gabriela.

Obrigado pela atenção! :)

Eu tenho conhecimento em SQL para fazer a contagem dos registros sim. Mas ainda fiquei em dúvida: quando eu criar a tabela fato, ela tem que vir com o campo "produtividade" já calculado, certo?

Otalivio,

Sim, na fato já precisa estar com esse indicador.

Maria Gabriela, uma outra pergunta, ainda usando a "produtividade" como exemplo:

a minha chefia gosta de ter acesso aos dados sintéticos (por exemplo, a produtividade do empregado X foi 17 no dia Y), mas também sempre usa informações analíticas (por exemplo, da produtividade 17 do empregado X, tantas foram acessos ao sistema A, outras ao Sistema B, etc etc).

Nesse caso, seria melhor fazer uma tabela com cada registro "analítico" ao invés de criar uma tabela para as informações sintéticas? Por exemplo usar algum programa tipo Power BI para que essa informação sintética (o total da produtividade) esteja num relatório e no banco de dados tenha somente uma tabela com os registros "analíticos", evitando assim gastar memória do DB?

Obrigado pela atenção!

solução!

Oi Otalivio,

Sim, isso é uma boa ideia. Essas informações sintéticas, dependendo, é possível fazer algum indicador calculado dentro de uma ferramenta de BI.

Qualquer coisa é só falar :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software