jogos.py
import forca
import adivinhacao
if __name__ == '__main__':
print("*********************************")
print("********Escolha seu jogo!********")
print("*********************************")
print("(1) Forca (2) Adivinhação")
jogo = int(input("Qual jogo? "))
if jogo == 1:
forca.jogar()
elif jogo == 2:
adivinhacao.jogar()
else:
pass
Depois que eu percebi que esse "else: pass" ficou meio inútil, mas deixei assim por que pensei em tratar depois. adivinhacao.py
import random
def jogar():
print("*********************************")
print("Bem vindo ao jogo de adivinhacao!")
print("*********************************")
numero_secreto = random.randint(1, 101)
while True:
pontos = 1000
rodada = 1
tentativas = 0
print("Qual o nível de dificuldade? ")
print("(1) Fácil (2) Médio (3) Difícil")
nivel = int(input("Defina um nível: "))
if nivel == 1:
tentativas = 20
elif nivel == 2:
tentativas = 10
elif nivel == 3:
tentativas = 5
else:
print("Digite um numero entre 1 e 3")
continue
for rodada in range(1, tentativas+1):
print(f"Tentativa {rodada} de {tentativas}")
chute = int(input("Digite um numero entre 1 e 100: "))
if chute < 1 or chute > 100:
print("Digite um numero entre 1 e 100!")
continue
acertou = chute == numero_secreto
maior = chute > numero_secreto
menor = chute < numero_secreto
if acertou:
print("Você acertou!")
print("Sua pontuação foi", pontos, "!")
break
elif maior:
print("o seu chute foi maior que o numero secreto.")
pontos = pontos - ((chute - numero_secreto) * nivel)
else:
print("o seu chute foi menor que o numero secreto.")
pontos = pontos - ((numero_secreto - chute) * nivel)
if pontos <= 0:
print("Você perdeu todos os pontos!")
pontos = 0
break
break
print("Fim do jogo.", numero_secreto, "era o numero secreto!")
forca.py
def jogar():
print("*********************************")
print("Bem vindo ao jogo de forca!")
print("*********************************")
print("Fim do jogo.")