Olá a todos! Que sigam bem e em paz!
Segue o roteiro da apresentação.
- Objetivo e mensagem:
O objetivo é inspirar e persuadir líderes empresariais a adotar práticas sustentáveis, mostrando que a sustentabilidade é uma vantagem competitiva.
A mensagem central é: adotar práticas sustentáveis não só beneficia o meio ambiente, mas também fortalece a posição competitiva da sua empresa, gerando valor a longo prazo.
- História a ser abordada:
Questão inicial e instigadora: O que você quer deixar como legado? Quer ser lembrado pelo quê?
Seção 1: Desafios ambientais enfrentados pelas empresas
A mudança climática é um dos principais problemas ambientais globais da atualidade. A fim de alterar esse cenário, é necessário reduzir o consumo de combustíveis de origem fóssil, buscar alternativas energéticas e estimular a reciclagem.
Algumas capitais estão crescendo tão rapidamente que todos os tipos de desafios precisam ser enfrentados. Suas rodovias estão superlotadas e milhões de pessoas precisam de saneamento básico. Diante disso, o que podem fazer os líderes empresariais?
Seção 2: Estudo de caso (a bem-sucedida experiência sueca)
O "bairro ecológico" de Norra Djurgårdsstaden em Estocolmo, no qual as casas utilizam biogás produzido a partir de resíduos alimentares. Há o uso de carregadores para carros elétricos e planejamento para uma nova linha de bonde. Há testes para uma rede elétrica inteligente inovadora mais eficiente.
Seção 3: Benefícios da sustentabilidade
Roupas ecológicas;
Vantagem competitiva para empresas que investem em tecnologia verde;
A bioeconomia florestal exportou aproximadamente 19 bilhões de dólares anuais. É uma indústria de alta tecnologia que emprega milhares de pessoas.
Estocolmo já em 2013 alcançou:
100% do esgoto tratado
86 m² de área verde por habitante
376 km de ciclovias
80% do aquecimento gerado por bioenergia
95% da população vive a 300 metros de uma área verde
2700 empresas de tecnologia limpa
3 em cada 4 cidadãos usam transporte limpo
Todos os semáforos usam LED, reduzindo o consumo de energia em 95%
- Personalidades
O professor Johan Rockström, cofundador do Stockholm Resilience Centre, acredita que a Suécia pode ser um modelo a ser seguido por outros países.
"A Suécia tem uma influência desproporcional neste campo e, portanto, também uma grande responsabilidade", afirmou Rockström. "A Suécia, tanto na ciência quanto na prática, deve ser capaz de demonstrar que combinar sustentabilidade com bem-estar humano é um caminho para o sucesso e o desenvolvimento."
- Crie Conexão emocional
Passo 1: Desenvolver elementos emocionais
A economia compartilhada é outro fator que contribui para a sustentabilidade na Suécia. Deu origem a iniciativas como a Toyteca em Gotemburgo, onde as famílias podem pegar emprestado em vez de comprar brinquedos.
Passo 2: Incorporar apelos emocionais
A Suécia apresenta engajamento da população na promoção da agenda sustentável localmente. Existe planejamento de curto, médio e longo prazos, o que pode ser observado em programas como: “Visão 2030: um guia para o futuro”, “Programa de Ações para as Mudanças Climáticas de Estocolmo”, "Visão 2040 - A Estocolmo para todos".
- Mensagem final:
Sim, é possível. Que deixemos como legado um mundo mais limpo, sustentável e próspero.
- Fonte das informações:
SWEDEN.SE. Sweden and sustainability. Disponível em: https://sweden-se.translate.goog/climate/sustainability/sweden-and-sustainability?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt&_x_tr_pto=tc&_x_tr_hist=true. Acesso em: 24 jul. 2025.
CIDADES SUSTENTÁVEIS. Estocolmo – Capital Verde da Europa. Disponível em: https://www.cidadessustentaveis.org.br/boas-praticas/114. Acesso em: 24 jul. 2025.