1
resposta

Mão na massa: criando um post para seu trabalho

Na análise de dados aplicada à Nutrição, os gráficos são essenciais para transformar números em informações mais claras e estratégicas. Eles ajudam nutricionistas e pesquisadores a interpretar dados de consumo alimentar, evolução antropométrica, exames laboratoriais, adesão alimentar e indicadores de saúde de forma visual e objetiva.

Entre as bibliotecas mais utilizadas para criação de gráficos, cinco se destacam:

A biblioteca Matplotlib é considerada a base da visualização de dados em Python. Extremamente versátil, ela permite criar gráficos detalhados e personalizados, sendo muito utilizada em pesquisas científicas e relatórios nutricionais. É ideal para acompanhar evolução de peso, IMC, composição corporal e análises clínicas.

Já o Seaborn é conhecido por deixar os gráficos mais elegantes e intuitivos. Ele facilita a visualização de padrões estatísticos, como correlação entre hábitos alimentares e indicadores de saúde. Em Nutrição, é bastante usado para análises comparativas e gráficos mais sofisticados.

O Plotly se destaca pelos gráficos interativos. Com ele, é possível criar dashboards dinâmicos para acompanhamento nutricional, tornando os dados mais atrativos e fáceis de explorar. É muito utilizado em projetos modernos de Business Intelligence e análise de dados em saúde.

A biblioteca Pandas Visualization oferece gráficos rápidos e simples diretamente das tabelas de dados. É muito útil para análises iniciais e acompanhamento de indicadores nutricionais sem necessidade de códigos complexos.

Por fim, o Bokeh é excelente para visualizações interativas em tempo real, permitindo criar painéis mais completos e personalizados. Em projetos nutricionais, pode ser aplicado em monitoramento alimentar, evolução de pacientes e análise populacional.

Agora, trazendo um lado divertido, podemos comparar cada biblioteca com os personagens do filme Divertida Mente:

Matplotlib seria a Raiva: poderosa, intensa e cheia de controle. Dá trabalho às vezes, mas resolve praticamente tudo quando precisamos de precisão.
Seaborn combina com a Alegria: deixa tudo mais bonito, leve e agradável visualmente.
Plotly lembra o Nojinho: moderno, sofisticado e muito exigente com aparência e interação.
Pandas Visualization seria a Tristeza: simples, direta e sem exageros, mas extremamente necessária em vários momentos.
Bokeh representa o Medo: atento aos detalhes, cuidadoso e preparado para monitorar tudo em tempo real.
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá Luziane, espero que esteja bem!

Ficou muito bom o seu texto, parabéns!

Uma coisa que eu vi em um vídeo no youtube e que tenho usado bastante em projetos particulares que envolvem o uso de IAs como gemini e google AI studio é usar a escala rubric de avaliação.

Basicamente, você cria o seu prompt normal, e junto com ele ou depois da resposta dele.

Você pede para ele se autoavaliar e listar como ele pode melhorar a resposta que ele deu, usando essa escala rubric, que é uma escala americana de avaliação de alunos nas escolas.

Então ele vai identificar pontos de melhoria e recomendar como melhorar, e então você simplesmente pede para refazer aplicando os pontos de melhoria que ele sozinho identificou nele mesmo.

Eu tenho feito muito isso e tenho gostado dos resultados.

Espero ter contribuído.